Utopias e Distopias em um Cenário Prospectivo entre a Educação e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.18212

Palavras-chave:

educação, tecnologias digitais de informação e comunicação, utopias, redes de aprendizagens, Ivan Illich

Resumo

Este ensaio discorre sobre o cenário prospectivo entre a educação e as tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto hodierno, a partir de dados de pesquisas brasileiras e internacionais. Rememora e problematiza algumas ideias de Ivan Illich, especialmente a de uma sociedade sem escolas e a aprendizagem em rede e se esta utopia já se concretizou. Discute, ainda, as utopias e distopias nas relações entre educação e as tecnologias digitais de informação e comunicação. Conclui que, se no passado recente os desafios à educação se apresentavam a cada período, por vezes décadas, hodiernamente o lastro desse tempo tende a diminuir consideravelmente e apresentar questões de fundo e quiçá novos paradigmas sobre as configurações do pensar e agir na educação do século XXI.

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Biografias Autor

Carlos Ângelo de Meneses Sousa, Universidade Católica de Brasília, Brasil

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), com estudos na Universidade de Bonn (Alemanha). Professor Permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB), bem como pesquisador da Cátedra Unesco de Juventude, Educação e Sociedade/UCB. Tem experiência nas áreas de Sociologia e Educação, com ênfase em Sociologia da Educação e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude, movimentos sociais, religiosidades, política, tecnologias, história da Educação, sociabilidades e poder.

Leonardo Humberto Soares, Centro Universitário de Brasília, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Professor do Centro Universitário de Brasília (Uniceub). Atua na área de concentração de  Ensino-Aprendizagem, tendo como foco de pesquisa as seguintes dimensões: Tecnologias Educacionais, autoridade doente, tecnologias digitais virtuais (TDV); educação online; transdiciplinaridade; complexidade e autopoiese; formação docente; e parâmetros éticos e morais em procedimentos de pesquisa baseados em ambientes virtuais.

Ricardo Spindola Mariz, União Marista do Brasil, Brasil

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Membro do Grupo de Pesquisa Diálogos em Sociologia Clínica da Universidade de Brasília. Idealizador do Canal Esquina do Pensamento e Conselheiro do Movimento de Educação da Base da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB. Atuou na docência e gestão da educação básica, foi Pró-reitor de Graduação, Pró-reitor de Extensão e Reitor pro tempore da Universidade Católica de Brasília. Foi membro da Comissão de Justiça e Paz de Brasília e vice-presidente do Fórum Nacional de Pró-reitores de Graduação do Brasil. É coordenador da Área de Missão e Gestão da União Marista do Brasil (UMBRASIL).

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Publicado

2019-10-31