Cidadania Infantil Ativa em Territórios de Exclusão Social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.18228

Palavras-chave:

infância, bairro, participação, cidadania, inclusão

Resumo

As crianças desempenham um papel fundamental na construção de conhecimento, tanto sobre si mesmas, como sobre os contextos em que se movem, possibilitando um maior entendimento e compreensão sobre como perspetivam as suas vidas, nomeadamente em contextos tão específicos como o bairro de habitação social.
Procurámos compreender, interpelar e mobilizar as crianças como agentes ativos, nos processos de atribuição de significado aos seus modos de vida, nos seus territórios de ação, perante a possibilidade de se assumirem como sujeitos dotados de uma ação significativa em tais contextos.
As crianças revelaram competências sociais de participação na análise, identificação e envolvimento na vida social, assumindo pontos de vista, identificando problemáticas, atribuindo responsabilidades e apresentando propostas com vista à sua resolução, revelando autonomia e protagonismo nas suas vidas. Embora sem o apoio do adulto não tenham conseguido dar continuidade à operacionalização da mudança, por eles proposta, modificaram atitudes e conquistaram um lugar de maior poder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Maria João Pereira, Instituto Superior de Educação da Universidade do Minho, Portugal

É doutorada em Estudos da Criança, especialidade em Sociologia da Infância, pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, mestre em Sociologia da Infância e Licenciada em Jornalismo Internacional. Dedica-se ao ensino e formação, nomeadamente ao desenvolvimento e implementação de projetos de jornalismo escolar, escrita e leitura, com crianças e adolescentes, com vista à promoção da inclusão, valorização do percurso escolar e das competências académicas, pessoais e sociais.

Referências

Aires, L. (2011). Paradigma Qualitativo e Práticas de Investigação Educacional. Lisboa: Universidade Aberta.

Alderson, P. (2005). As Crianças como Pesquisadoras: Os Efeitos dos Direitos de Participação Sobre a Metodologia de Pesquisa. Educação e Sociedade, 26(91), 419-442.

Alderson, P., & Morrow, V. (2011). The Ethics Of Research With Children And Young People – A Practical Handbook. London: Sage.

Ballesteros, A. (2016). La Ampliación de la Participación Infantil en México. Una Aproximación Sociológica a sus Razones, Obstáculos y Condiciones. Sociológica, 31(87), 111-142.

Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação. Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Porto: Porto Editora.

Castells, M. (2002). Urban Sociology in the Twenty-First Century. Cidades, Comunidades e Territórios, 5, 9-19.

Checkoway, B., & Richards-Schuster, K. (2003). Youth Participation in Community Evaluation. American Journal Of Evaluation, 24(1), 21-33.

Corsaro, W. (2011). Sociologia da Infância. (2ª Edição). Porto Alegre: Artmed.

Delgado, A., & Müller, F. (2005). Sociologia da Infância: Pesquisa com Crianças. Educação Social, 26(91), 351-360.

Fernandes, N. (2005). Infância e Direitos: Participação das Crianças nos Contextos de Vida – Representações, Práticas e Poderes. Braga: Universidade do Minho.

Fernandes, N. (2009). Infância, Direitos e Participação. Representações, Práticas e Poderes. Porto: Edições Afrontamento.

Francischini, R., & Fernandes, N. (2016). Ética e Pesquisa com Crianças: Questões e Desafios desde a Sociologia da Infância. Estudos de Psicologia (Campinas), 33(1), 61-69.

Giddens, A. (2008). Sociologia. (6ª Edição). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Graham, A., & Fitzgerald, R. (2010). Progressing Children’s Participation: Exploring the Potential of a Dialogical Turn. Childhood, 17(3), 343-359.

Grafmeyer, Y. (1994). Sociologia Urbana. Mem-Martins: Publicações Europa-América.

Graue, M., & Walsh, D. (2003). Investigação Etnográfica com Crianças: Teorias, Métodos e Ética. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Hill, M., Davis, J., Prout, A., & Tisdall, K. (2004). Moving the Participation Agenda Forward. Children & Society, 18(2), 77-96.

Jung, J. K. (2015). Community Through The Eyes Of Children: Blending Child-Centered Research And Qualitative Geovisulization. Children's Geographies, 13(6), 722-740.

Komulainen, S. (2007). The Ambiguity Of The Child's ‘Voice’ In Social Research. Childhood, 14, 11-28.

Lansdown, G. (2001). Promoting Children's Participation in Democratic Decision-Making (No. innins01/9).

Leandro, M., Xavier, A., & Cerqueira, S. (2000). A Reelaboração das Sociabilidades Urbanas Familiares. O Caso do Bairro Social da Atouguia. In IV Congresso Português de Sociologia. Jardim de Nóbrega, Braga, Universidade do Minho, Portugal.

Lincoln, Y., & Denzin, N. (2003). Turning Points in Qualitative Research: Tying Knots in a Handkerchief (V.2). Rowman Altamira.

Lincoln, Y. S., & Guba, E. G. (2000). Paradigmatic Controversies, Contradictions and Emerging Confluences. In N. K. Denzin & Y. S. Lincoln (Eds.), Handbook of Qualitative Research (2ª edição, pp. 163-188). London: Sage.

Marques, T. (Coord.) (2008). Relatório Preliminar de Avaliação Externa da IBC no Bairro do Lagarteiro. Porto: Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Ciências Humanas, Centro de Estudos de Serviço Social e Sociologia.

Marchi, R. (2007). A Infância não Reconhecida: As Crianças “De Rua” como Atores Sociais. In Anais do II Seminário Nacional Movimentos Sociais, Participação e Democracia (pp. 552-572). Florianópolis, Brasil: UFSC.

Marchi, R. C., & Sarmento, M. J. (2017). Infância, normatividade e direitos das crianças: transições contemporâneas. Educação & Sociedade, 38(141), 951-964.

Pant, M. (2008). Participatory Research. Participatory Lifelong Learning and Information and Communication Technologies. UNESCO.

Prout, A., & James, A. (1997). A New Paradigm for the Sociology of Childhood? Provenance, Promise and Problems. Constructing and Reconstructing Childhood: Contemporany Issues in the Sociologial Study of Childhood, 2.

Qvortrup, J. (2010). A Infância enquanto Categoria Estrutural. Educação e Pesquisa, 36(2), 631-643.

Saint-Exupéry, A. (1946). Le Petit Prince. Paris : Éditions Gallimard.

Santana, J., & Fernandes, N. (2011). Pesquisas Participativas com Crianças em Situação de Risco e Vulnerabilidade: Possibilidades e Limites. In XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais. Diversidades e (Des) Igualdades. Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Brasil.

Sarmento, M. (2000). Sociologia da Infância: Correntes e Confluências. Cadernos do Noroeste. Série Sociologia, 2(13). Braga: IEC/Universidade do Minho.

Sarmento, M. (2005). Gerações e Alteridade: Interrogações a partir da Sociologia da Infância. Educação Social, 26(91), 361-378.

Sarmento, M. (2006). Conhecer a Infância: Os Desenhos das Crianças como Produções Simbólicas. Braga: Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho.

Sirota, R. (2001). Emergência de Uma Sociologia da Infância: Evolução do Objecto e do Olhar. Cadernos de Pesquisa, 112, 7-31.

Trevisan, G. (2007). Quando for grande quero ser... Criança: Considerações Sobre as Interacções entre Pares na Infância. In CIANEI Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância, 2 "Quem Aprende mais? reflexões sobre a educação de infância (pp. 67-81). V. N. Gaia: Gailivro / Porto: ESEPF.

Vis, S. A., Holtan, A., & Thomas, N. (2011). Participation and Health – A Research Review of Child Participation in Planning and Decision‐Making. Child & Family Social Work, 16(3), 325-335.

Downloads

Publicado

2019-10-31