Cidadania Infantil Ativa em Territórios de Exclusão Social
DOI:
https://doi.org/10.25749/sis.18228Palavras-chave:
infância, bairro, participação, cidadania, inclusãoResumo
As crianças desempenham um papel fundamental na construção de conhecimento, tanto sobre si mesmas, como sobre os contextos em que se movem, possibilitando um maior entendimento e compreensão sobre como perspetivam as suas vidas, nomeadamente em contextos tão específicos como o bairro de habitação social.
Procurámos compreender, interpelar e mobilizar as crianças como agentes ativos, nos processos de atribuição de significado aos seus modos de vida, nos seus territórios de ação, perante a possibilidade de se assumirem como sujeitos dotados de uma ação significativa em tais contextos.
As crianças revelaram competências sociais de participação na análise, identificação e envolvimento na vida social, assumindo pontos de vista, identificando problemáticas, atribuindo responsabilidades e apresentando propostas com vista à sua resolução, revelando autonomia e protagonismo nas suas vidas. Embora sem o apoio do adulto não tenham conseguido dar continuidade à operacionalização da mudança, por eles proposta, modificaram atitudes e conquistaram um lugar de maior poder.
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