OCDE, PISA e Avaliação em Larga Escala no Brasil

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.18980

Palavras-chave:

nova gestão pública, políticas de avaliação educacional, reforma curricular

Resumo

No presente artigo será discutida a centralidade das políticas de avaliação externa e sua utilização como mecanismo de regulação tanto nacional quanto internacionalmente. Para tanto, o trabalho está dividido em quatro partes. A primeira parte discute a Nova Gestão Pública e o papel da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nas reformas educacionais. A segunda parte tem como foco o papel do PISA como instrumento de regulação. Na terceira parte a discussão detém-se sobre as políticas de avaliação no Brasil e seu alinhamento com a lógica de regulação apresentada. Na última parte a discussão está voltada para as influências desse modo de regulação nos currículos, que culminaram, por exemplo, na criação da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio no Brasil.

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Biografias Autor

Álvaro Moreira Hypolito, Universidade Federal de Pelotas, Brasil

Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, Brasil. PhD pela Universidade de Wisconsin/Madison. Diretor acadêmico do Grupo de Pesquisa Gestão, Currículo e Políticas Educativas e coordenador do CEPE – Centro de Estudos em Políticas Educativas. Pesquisa sobre Trabalho Docente, Identidades e avaliação; Redes, currículo e tecnologias da reforma. É pesquisador do CNPq – 1D. Trabalha com referências teóricas críticas e pós-estruturais, na direção de uma abordagem composta. Co-editor da revista “Currículo sem Fronteiras”, publicada desde 2001 (www.curriculosemfronteiras.org).

Tiago Jorge, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Professor Adjunto no Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da UFMG. Possui graduação em Ciências Sociais (2002) e Especialização em Políticas Públicas (2005) pela UFMG. Mestrado  e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, com estágio doutoral na École Normale Supérieure de Lyon. Realizou Pós-doutorado, com bolsa CAPES na Faculdade de Educação da UFMG. É pesquisador do Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO). Tem pesquisado na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho docente, políticas públicas, avaliação de desempenho estudantil, redes sociais e inclusão social.

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Publicado

2020-02-28