Políticas Avaliativas, Nova Gestão Pública e Trabalho Docente no Brasil
Reformas nos Sistemas de Ensino e a Repercussão Sobre o Trabalho do Diretor Escolar no Estado de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.25749/sis.19005Palavras-chave:
diretor escolar, nova gestão pública, políticas de avaliação, gestão escolar, trabalho docenteResumo
As reformas experimentadas nas últimas décadas no Brasil apresentam-se imersas em um quadro de racionalidade produzida pela chamada Nova Gestão Pública (NGP). Este artigo tem como propósito apresentar uma discussão em torno das bases epistemológicas que orientaram as mais recentes reformas nos sistemas de ensino no Brasil e de que forma isso se reproduziu nos níveis subnacionais. Toma-se o texto institucional como principal elemento de análise, identificando como tais matrizes se traduzem na ação estatal e determinam novos contornos para a gestão escolar e para o trabalho do diretor escolar nestes contextos. Os resultados apontam que, embora as reformas de matriz gerencialista tenham se expressado de maneira mais intensa a partir dos anos 2000, o modelo teve suas bases estabelecidas ainda na década anterior. Observa-se, ainda, que tais reformas têm atribuído especial atenção às ações exercidas pela gestão escolar, fazendo com que sua atuação seja cada vez mais diversa.
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