Educação, Liberdade e Emancipação na Perspectiva da Teoria do Reconhecimento
Entrevista com Axel Honneth
DOI:
https://doi.org/10.25749/sis.20178Palavras-chave:
educação, Bildung, reconhecimento, liberdade social, emancipaçãoResumo
Nesta entrevista, Axel Honneth apresenta a sua perpectiva sobre uma educação que gera liberdade social, em oposição ao atual e predominante sentido que a entende como formação para a empregabilidade. Explica em que sentido a liberdade social como objetivo da educação se distancia das nocões de autonomia e emancipação. Axel Honneth enfatiza, ainda, como os poderes imaginativos das crianças podem ser significativos numa sociedade que se quer democrática.
Downloads
Referências
HONNETH, A. (2015). Education and the Democratic Public Sphere: A Neglected Chapter of Political Philosophy. In J. JAKOBSEN & O. LYSAKER (Eds.), Recognition and Freedom. Axel Honneth’s Political Thought (pp. 17-32). Leiden/Boston: Brill.
HONNETH, A. (2020). Kindheit. Unstimmigkeiten unserer liberalen Vorstellungswelt. In A. HONNETH (Ed.), Die Armut unserer Freiheit. Aufsätze 2012-2019 (pp. 234-263). Berlin: Suhrkamp Verlag AG.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
O Copyright (c) pertence à Sisyphus – Journal of Education. No entanto, encorajamos que os artigos publicados na revista sejam publicados noutros lugares, desde que seja solicitada a autorização da Sisyphus e os autores integrem a nossa citação de fonte original e um link para o nosso site.
Política de auto-arquivo
É permitido aos autores o auto-arquivo da versão final publicada dos seus artigos em repositórios institucionais, temáticos ou páginas web pessoais e institucionais.
Subscritor DORA
O Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, editor da Sisyphus, é um dos subscritores da Declaração de São Francisco sobre Avaliação da Investigação (DORA).