Elaboração de Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem como Oportunidade para a Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática
DOI:
https://doi.org/10.25749/sis.21772Palavras-chave:
educação matemática, formação de professores, trajetórias hipotéticas de aprendizagemResumo
O objetivo deste artigo é descrever e analisar os elementos constituintes das Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem (THA), elaboradas por professores que ensinam matemática, em um contexto de formação continuada. A recolha de dados se baseou nas produções escritas de oito THA elaboradas no âmbito de uma oficina de formação continuada. A pesquisa tem caráter qualitativo e interpretativo e se baseia na análise de conteúdo. Os resultados indicam que: os docentes apresentaram estratégias e procedimentos da matemática escolar comumente trabalhada na Educação Básica; os elementos constituintes das THA elaboradas se aproximam de suas práticas escolares; e estes elementos se associam aos domínios do conhecimento matemático para o ensino. A elaboração de THA realizada por professores de matemática se mostra como uma oportunidade para formação docente, na qual demandas matemáticas e pedagógicas se configuram como cenário para discussões, problematizações e produções de conhecimentos matemáticos para o ensino.
Downloads
Referências
ALLEVATO, N. S. G., & ONUCHIC, L. R. (2009). Ensinando Matemática na sala de aula através da Resolução de Problemas. Boletim GEPEM, 55, 133-154.
BALL, D. L., & BASS, H. (2003). Toward practice-based theory of mathematical knowledge for teaching. In B. DAVIS & E. SMITH (Eds.), Proceedings of the 2002 Annual Meeting of the Canadian Mathematics Education Study Group (pp. 3-14). Edmonton: CMESG/GCEDM.
BALL, D., THAMES, M. H., & PHELPS, G. C. (2008). Content Knowledge for Teaching: What makes it special? Journal of Teacher Education, 59(5), 389-407.
BARDIN, L. (2004). Análise de conteúdo. (3ª Edição). Lisboa: Edições 70.
BOGDAN, R. C., & BIKLEN, S. K. (1994). Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Brasília. Retirado de: http://portal.mec.gov.br
BURIASCO, R. L. C. (2004). Análise da produção escrita: a busca do conhecimento escondido. In J. P. ROMANOVSKI, P. L. O. MARTINS & S. R. A. JUNQUEIRA (Orgs.), Conhecimento local e conhecimento universal: a aula, as aulas nas ciências naturais e exatas, aulas nas letras e artes (pp. 243-251). Curitiba: Champagnat.
COOPER, B., & HARRIES, T. (2002). Children´s responses to contrasting “realistic mathematics” problems: just how realistic are children ready to be? Educational Studies in Mathematics, 49(1), 1-23.
COOPER, B., & HARRIES, T. (2003). Children’s use of realistic considerations in problem solving: some english evidence. Journal of Mathematical Behavior, 22(4), 449-463.
DALTO, J. O., & BURIASCO, R. L. C. (2009). Problema proposto ou problema resolvido: qual a diferença? Educação e Pesquisa, 35(3), 449-461.
D’AMBROSIO, B., KASTBERG, S., & LAMBDIN, D. (2007). Designed to differentiate: what is NAEP measuring? In P. KLOOSTERMAN & F. LESTER JR. (Eds.), Results and interpretations of the 2003 mathematics assessments of the National Assessment of Education Progress (pp. 289-310). Reston, VA: NCTM.
FERREIRA, P. E. A. (2009). Análise da produção escrita de professores da Educação Básica em questões não-rotineiras de matemática. (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Brasil.
GARNICA, A. M. (2004). História Oral e Educação Matemática. In M. C. BORBA & J. L. ARAÚJO (Orgs.), Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática (pp. 137-160). Belo Horizonte: Autêntica.
GÓMEZ, P., GONZÁLEZ, M. J., & LUPIÁÑEZ, J. L. (2007). Adapting the Hypothetical Learning Trajectory Notion to Secondary Preservice Teacher Training. Chipre: Universidade de Chipre.
IVARS, P., FERNÁNDEZ, C., LLINARES, S., & CHOY, B. H. (2018). Enhancing Noticing: Using a Hypothetical Learning Trajectory to Improve Pre-service Primary Teachers’ Professional Discourse. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 14(11). doi: 10.29333/ejmste/93421
KAZEMI, E., & FRANKE, M. L. (2004). Teacher learning in Mathematics: using student work to promote collective inquiry. Journal of Mathematics Teacher Education, 7(3), 203-235.
LARROSA, J. (2014). Tremores: escritos sobre experiência. (1ª Edição). Belo Horizonte: Autêntica Editora.
LINS, R. C. (2006). Characterizing the mathematics of the mathematics teacher from the point of view of meaning production. In Proceedings of the 10th International Congress on Mathematical Education (pp. 1-16). Copenhagen, Denmark: International Commission on Mathematical Instruction.
MA, L. (2009). Saber e Ensinar Matemática Elementar. Lisboa: Gradiva.
PARANÁ. SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO. (2008). Diretrizes Curriculares da Educação Básica Matemática. Curitiba, Brasil.
PIRES, C. M. C. (2009). Perspectivas construtivistas e organizações curriculares: um encontro com as formulações de Martin Simon. Educação Matemática Pesquisa, 11(1), 145-166.
ROSSETTO, H. H. P. (2016). Trajetória Hipotética de Aprendizagem sob um olhar realístico. 2016. (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Brasil.
ROWLAND, T. (2008). Researching teachers' mathematics disciplinary knowledge. In P. SULLIVAN & T. WOOD (Eds.), International handbook of mathematics teacher education: Knowledge and beliefs in mathematics teaching and teaching development (vol. 1, pp. 273-298). Rotterdam: Sense Publishers.
SIMON, M. A. (1995). Reconstructing Mathematics Pedagogy from a Constructivist Perspective. Journal for research in Mathematics Education, 26(2), 114-145.
SIMON, M. A., & TZUR, R. (2004). Explicating the role of mathematical tasks in conceptual learning: An elaboration of the hypothetical learning trajectory. Mathematical Thinking and Learning, 6(2), 91-104. doi: https://doi.org/10.1207/s15327833mtl0602_2
SZTAJN, P., CONFREY, J., WILSON, P. H., & EDGINGTON, C. (2012). Learning Trajectory Based Instruction: Toward a Theory of Teaching. Educational Researcher, 41(5), 147-156.
VIOLA DOS SANTOS, J. R., & BURIASCO, R. L. C. (2009). Características dos problemas que os alunos constroem a partir do enunciado das questões. BOLEMA: Boletim de Educação Matemática, 22(32), 147-160.
VIOLA DOS SANTOS, J. R., BURIASCO, R. L. C., & FERREIRA, P. E. A. (2010). Interpretações de Alunos da Educação Básica Para a Idéia de Recorrência em uma Questão Aberta de Matemática. Educação Matemática Pesquisa, 12(01), 143-163.
WATSON, A. (2008). School Mathematics as a special kind of mathematics. For the Learning of Mathematics, 28(03), 3-7.
WILSON, P. H., SZTAJN, P., EDGINGTON, C., & CONFREY, J. (2014). Teachers’ use of their mathematical knowledge for teaching in learning a mathematics learning trajectory. Journal of Mathematics Teacher Education, 17, 149-175. doi: https://doi.org/10.1007/s10857-013-9256-1
WILSON, P. H., SZTAJN, P., EDGINGTON, C., WEBB, J., & MYERS, M. (2017). Changes in Teachers’ Discourse About Students in a Professional Development on Learning Trajectories. American Educational Research Journal, 54(3), 568-604. doi: https://doi.org/10.3102/0002831217693801
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Sisyphus – Revista de Educação

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
O Copyright (c) pertence à Sisyphus – Journal of Education. No entanto, encorajamos que os artigos publicados na revista sejam publicados noutros lugares, desde que seja solicitada a autorização da Sisyphus e os autores integrem a nossa citação de fonte original e um link para o nosso site.
Política de auto-arquivo
É permitido aos autores o auto-arquivo da versão final publicada dos seus artigos em repositórios institucionais, temáticos ou páginas web pessoais e institucionais.
Subscritor DORA
O Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, editor da Sisyphus, é um dos subscritores da Declaração de São Francisco sobre Avaliação da Investigação (DORA).


