As Potencialidades de uma Sequência Didática com a Web 2.0 para o Ensino de História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.23284

Palavras-chave:

web 2.0, sequência didática, tecnologias educacionais, ensino de história, práticas educativas

Resumo

Este artigo descreve parte dos resultados de uma pesquisa que analisou a aplicação de uma sequência didática interativa com apoio dos recursos da Web 2.0 para o ensino de História em uma turma de Ensino Médio integrado à Educação Profissional, numa escola pública brasileira. Por meio de uma pesquisa qualitativa, de natureza descritivo explicativa e caráter intervencionista, desenvolvemos e aplicamos o produto educacional e analisamos suas contribuições para o desenvolvimento da consciência histórica nos estudantes. Neste trabalho fazemos uma análise específica do auxílio da Web 2.0 nesse processo. Os resultados apontam uma aceitação das ferramentas por parte dos estudantes e evidente facilitação da aprendizagem e desenvolvimento da consciência histórica a partir da interação e produção de conteúdo. As ferramentas utilizadas oferecem uma variada gama de caminhos e diversos formatos de informações e a familiaridade dos estudantes com tais recursos permitiu uma apropriação maior dos conteúdos.

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Biografias Autor

Willyan da Silva Caetano, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Campo Grande, Brasil

Professor de História da rede pública de ensino de Campo Grande – MS, Brasil. Licenciado em História e Especialista em Histórias e Culturas dos Povos Indígenas. Especialista em Educação Especial, com concentração em deficiência intelectual. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. Possui experiência como professor de História no Ensino Fundamental e Médio. Atualmente atua como docente no setor da Educação Profissional, com o objetivo de preparar pessoas com deficiência múltipla e intelectual para sua inclusão no mercado de trabalho formal.  

Claudio Zarate Sanavria, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Nova Andradina, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Brasil. É professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) - Campus Nova Andradina, Brasil, onde também coordena o NIPETI (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Estudo e Desenvolvimento em Tecnologia da Informação). É docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e tem experiência na área de Educação e Ciência da Computação, abordando principalmente os seguintes temas: Educação Profissional e Tecnológica, Formação de Professores, Tecnologias Educacionais e Engenharia de Software.

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Publicado

2021-02-26