As Potencialidades de uma Sequência Didática com a Web 2.0 para o Ensino de História
DOI:
https://doi.org/10.25749/sis.23284Palavras-chave:
web 2.0, sequência didática, tecnologias educacionais, ensino de história, práticas educativasResumo
Este artigo descreve parte dos resultados de uma pesquisa que analisou a aplicação de uma sequência didática interativa com apoio dos recursos da Web 2.0 para o ensino de História em uma turma de Ensino Médio integrado à Educação Profissional, numa escola pública brasileira. Por meio de uma pesquisa qualitativa, de natureza descritivo explicativa e caráter intervencionista, desenvolvemos e aplicamos o produto educacional e analisamos suas contribuições para o desenvolvimento da consciência histórica nos estudantes. Neste trabalho fazemos uma análise específica do auxílio da Web 2.0 nesse processo. Os resultados apontam uma aceitação das ferramentas por parte dos estudantes e evidente facilitação da aprendizagem e desenvolvimento da consciência histórica a partir da interação e produção de conteúdo. As ferramentas utilizadas oferecem uma variada gama de caminhos e diversos formatos de informações e a familiaridade dos estudantes com tais recursos permitiu uma apropriação maior dos conteúdos.
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