Tele e Rádio Aulas

Aperfeiçoamento Profissional do Professor do Ensino Básico

Autores

  • Nádia Bengo Departamento de Formação Contínua e à Distância, Instituto Nacional de Formação de Quadros da Educação, Ministério da Educação, Angola https://orcid.org/0000-0002-9062-3046

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.23404

Palavras-chave:

aperfeiçoamento profissional, tele e rádio aulas, professor do ensino básico, Angola

Resumo

O estudo, com ênfase na metodologia Investigação – Ação, pretendeu compreender o impacto das tele e rádio aulas no aperfeiçoamento profissional do professor do ensino básico angolano. Com a disseminação da pandemia da COVID-19, o professor do ensino básico participou de uma atividade diferenciada de aperfeiçoamento profissional denominada “tele e rádio aulas” emitidas pela Televisão Pública de Angola (TPA) e pela Rádio Nacional de Angola (RNA). Desta forma, informações coletadas indicam que, por ter um caráter prático, as tele e rádio aulas contribuíram para a melhoria da atuação docente do professor do ensino básico, isto é, o professor passou a recorrer regularmente ao apoio tutorial de profissionais de educação e a atividade reflexiva para o aperfeiçoamento das suas competências didático-pedagógicas resultando na melhoria de competências, como organização e contextualização dos conteúdos de ensino à realidade do aluno e maior conhecimento das orientações metodológicas das disciplinas do ensino básico.

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Biografia Autor

Nádia Bengo, Departamento de Formação Contínua e à Distância, Instituto Nacional de Formação de Quadros da Educação, Ministério da Educação, Angola

Licenciada em ciências da educação, especialidade de Pedagogia pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda e mestre em Psicologia Educacional pela Faculdade The College of Saint Rose, Estados Unidos. Técnica no Ministério da Educação, Instituto Nacional de Formação de Quadros da Educação, Departamento de Formação Contínua e à Distância desde 2019. Exerceu as funções de professora de Teoria da Educação e Desenvolvimento Curricular e Estágio Supervisionado na Escola de Artes, Luanda, Angola até 2018. Foi professora de Didática, Pedagogia, Metodologias de Ensino e Estágio Supervisionado na Escola Superior Pedagógica do Bengo até 2015.

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Publicado

2021-02-26