Educação para os Media no Âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania
Um Estudo com Escolas Portuguesas que Integram o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular
DOI:
https://doi.org/10.25749/sis.24720Palavras-chave:
educação mediática, educação para a cidadania, análise curricular, educação pré-escolar e obrigatória, autonomia e flexibilidade curricularResumo
Este estudo qualitativo, integrado no projeto COMEDIG, teve por objetivo verificar em que medida os projetos educativos desenvolvidos por escolas portuguesas no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania contemplam conteúdos de educação para os media. Os dados foram recolhidos a partir de documentos orientadores disponibilizados online por 227 estabelecimentos de ensino que, no ano letivo 2017/2018, integraram o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Os conteúdos de interesse foram classificados nas categorias de acesso e uso, leitura e análise críticas e produção e expressão. A sua presença foi identificada em documentos orientadores de 85 estabelecimentos; contudo, apenas 55 deles enquadraram a sua implementação no âmbito da Estratégia supracitada. A classificação dos conteúdos, possível em 20 casos, mostrou a diversidade de estratégias de implementação. Estes resultados sugerem que a educação para os media é um domínio ainda em construção nas escolas portuguesas, exigindo uma abordagem holística.
Downloads
Referências
Buckingham, D. (2007). Digital Media Literacies: Rethinking Media Education in the Age of the Internet. Research in Comparative and International Education, 2(1), 43-55. DOI: 10.2304/rcie.2007.2.1.43
Comissão Nacional da UNESCO, Conselho Nacional da Educação, Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Gabinete para os Meios de Comunicação Social, Ministério da Educação, UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, …, Universidade do Minho - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. (2011). Literacia dos media - Declaração de Braga [Media Literacy – Declaration of Braga]. In S. Pereira (Org.), Atas de Congresso Nacional sobre Literacia, Media e Cidadania (pp. 851-853). Braga: Universidade do Minho: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.
Conde, E., Mendinhos, I., & Correia, P. (Coords.) (2017). Aprender com a biblioteca escolar. Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na Educação Pré escolar e no Ensino Básico. (2ª Edição revista e aumentada) [Learning with the School Library. Set of standards for learning associated with the work of school libraries in pre-school and basic education. The 2nd edition revised and enlarged]. Lisboa: Rede de Bibliotecas Escolares.
Conde, E., Mendinhos, I., Correia, P., & Martins, R. (Coords.) (2012). Aprender com a biblioteca escolar. Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na Educação Pré-escolar e no Ensino Básico [Learning with the School Library. Set of standards for learning associated with the work of school libraries in pre-school and basic education]. Lisboa: Rede de Bibliotecas Escolares.
Conselho Nacional de Educação. (2011). Recomendação sobre Educação para a Literacia Mediática (nº6/2011, de 30 de dezembro). Diário da República, 2.ª série, n.º 250. Retrieved from: https://dre.pt/application/conteudo/3478279
Council of Europe. (2016). Competences for democratic culture. Living together as equals in culturally diverse democratic societies. Strasbourg: Council of Europe.
Council of the European Union. (2016). Council conclusions of 30 May 2016 on developing media literacy and critical thinking through education and training. Official Journal of the European Union, C212, 5-8.
Decreto-Lei n.º 22/2014 de 11 de fevereiro. Diário da República nº 29/2014 – I Série. Lisboa: Ministério de Educação e Ciência. Retrieved from: https://dre.pt/pesquisa/-/search/570766/details/maximized
Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho. Diário da República nº 129/2018 – I Série. Lisboa: Presidência do Conselho de Ministros. Retrieved from: https://dre.pt/home/-/dre/115652961/details/maximized
Decreto-Lei n.º 55/2018 de 6 de julho. Diário da República nº 129/2018 – I Série. Lisboa: Presidência do Conselho de Ministros. Retrieved from: https://dre.pt/home/-/dre/115652962/details/maximized
Decreto-Lei n.º 75/2008 de 22 de abril. Diário da República nº 79/2008 – I Série. Lisboa: Ministério de Educação. Retrieved from: https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/249866/details/normal?p_p_auth=2sSXVWg3
Despacho n.º 5908/2017 de 5 de julho. Diário da República nº 128/2017 – II Série. Lisboa: Gabinete do Secretário de Estado da Educação. Retrieved from: https://dre.pt/home/-/dre/107636120/details/maximized
Despacho n.º 6944-a/2018 de 19 de julho. Diário da República nº 138/2018, 1º Suplemento - II Série. Lisboa: Gabinete do Secretário de Estado da Educação. Retrieved from: https://dre.pt/home/-/dre/115738779/details/maximized
Despacho n.º 8476-a/2018 de 31 de agosto. Diário da República nº 168/2018, 2º Suplemento - II Série. Lisboa: Gabinete do Secretário de Estado da Educação. Retrieved from: https://dre.pt/home/-/dre/116279697/details/maximized
Direção Geral de Educação – Ministério de Educação. (2017a). Estratégia Nacional de Educação para a cidadania [The National Strategy for Citizenship Education]. Lisboa: Ministério da Educação - Direção Geral da Educação. Retrieved from: https://dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos_Curriculares/Aprendizagens_Essenciais/estrategia_cidadania_original.pdf
Direção Geral de Educação – Ministério de Educação. (2017b). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória [The profile of students at the end of compulsory schooling]. Lisboa: Ministério da Educação - Direção Geral da Educação. Retrieved from: https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf
European Association for Viewers Interests. (2011). Testing and Refining Criteria to Assess Media Literacy Levels in Europe. Final Report. Retrieved from: https://ec.europa.eu/culture/library/testing-and-refining-criteria-assess-media-literacy-levels-europe_en
European Commission. (2009). Commission Recommendation of 20 August 2009 on media literacy in the digital environment for a more competitive audiovisual and content industry and an inclusive knowledge society. Official Journal of the European Union, L227/08, 9-12.
European Commission. (2018). Council Recommendation of 22 May 2018 on key competences for lifelong learning (2018/C 189/01). Official Journal of the European Union, C189, 1-13. Retrieved from: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN/TXT/PDF/?uri=CELEX:32018H0604(01)&from=EN
European Commission/EACEA/EURYDICE. (2019). Digital Education at School in Europe. Eurydice Report. Luxembourg: Publications Office of the European Union.
European Council. (2020). Council conclusions on media literacy in an ever-changing world. Official Journal of the European Union, C193/06, 23-28.
Grizzle, A., Moore, P., Dezuanni, M., Asthana, S., Wilson, C., Banda, F., & Onumah, C. (2013). Media and Information Literacy: Policy and Strategy Guidelines. Paris: UNESCO. Retrieved from: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000225606
Hobbs, R. (2017). Measuring the digital and media literacy competencies of children and teens. In F. C. Blumberg & P. J. Brooks (Eds.), Cognitive Development in Digital Contexts (pp. 253-274). London: Academic Press.
Kahne, J., & Bowyer, B. (2017). Educating for democracy in a partisan age: Confronting the challenges of motivated reasoning and misinformation. American Educational Research Journal, 54(1), 3-34. DOI: 10.3102/0002831216679817
Martens, H. & Hobbs, R. (2015) How Media Literacy Supports Civic Engagement in a Digital Age. Atlantic Journal of Communication, 23(2), 120-137. DOI: 10.1080/15456870.2014.96163
Matos, A. P. M., Festas, M. I., & Seixas, A. M. (2016). Digital media and the challenges for media education. Applied Technologies and Innovations, 12(2), 43-53.
Ministério de Educação, Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares & Portal da Rede Bibliotecas Escolares (2019). Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar: relatório de implementação 2018-2019 [Set of standards Learning with the School Library: report of implementation 2018-2019]. Lisboa: Rede Bibliotecas Escolares. Retrieved from: https://www.rbe.mec.pt/np4/2442.html
Observatório de Comunicação. (2020). Literacia dos Media. Projetos e Organizações em Portugal e no estrangeiro [Media Literacy. Projects and Organizations in Portugal and abroad]. Lisboa: OberCom.
Organization for Economic Co-Operation and Development. (2016). Preliminary reflections and research on knowledge, skills, attitudes and values necessary for 2030. The future of Education and skills: Education 2030. Beijing: OECD.
Organization for Economic Co-Operation and Development. (2019). OECD Future of Education and Skills 2030 Conceptual Learning Framework. A Series of Concept Notes. Paris: OECD Publishing. Retrieved from: https://www.oecd.org/education/2030-project/contact/OECD_Learning_Compass_2030_Concept_Note_Series.pdf
Pereira, S., Pinto, M., Madureira, E. J., Pombo, T., & Guedes, M. (2014). Referencial de Educação para os Media para a Educação Pré-Escolar e os Ensinos Básico e Secundário [Media Education Guidance for Pre-School, Basic and Secondary Education]. Lisboa: Direção-Geral da Educação. Retrieved from: https://cidadania.dge.mec.pt/documentos-referencia
Pinto, M. (Coord.), Pereira, S., Pereira, L., & Ferreira, T. D. (2011). Educação para os Media em Portugal: experiências, atores e contextos. Lisboa: Entidade Reguladora para a Comunicação Social/CECS, Universidade do Minho.
Pinto, M., & Pereira, S. (2018). Experiences, Perceptions and Expectations of Teacher Training in Media Education in Portugal. Revista interuniversitaria de formación del profesorado, 91(32.1), 83-103.
Portaria n.º 731/2009 de 7 de julho. Diário da República nº 129/2009 – i série. Lisboa: Ministério da Educação. Retrieved from: https://dre.pt/pesquisa/-/search/492230/details/maximized
Portaria n.º 321/2013 de 28 de outubro. Diário da República nº 208/2013 – i série. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência. Retrieved from: https://dre.pt/pesquisa/-/search/502838/details/maximized
Tomé, v. (2016). Media education in Portuguese curricula. Journal of Media Literacy, 63(1 & 2), 42-49.
United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. (2016). Education 2030: Incheon Declaration and Framework for Action for the implementation of Sustainable Development Goal 4: Ensure inclusive and equitable quality education and promote lifelong learning opportunities for all. Paris: UNESCO.
United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. (2018). ICT Competency Framework for Teachers. Paris: UNESCO.
United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, The Mahatma Gandhi Institute of Education for Peace and Sustainable Development. (2019). Rethinking Pedagogy. Exploring the Potential of Digital Technology in Achieving Quality Education. New Delhi: UNESCO MGIEP.
Wilson, C., Grizzle, A., Tuazon, R., Akyempong, K., & Cheung, CH-K. (2011). Media and information literacy curriculum for teachers. Paris: UNESCO.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Sisyphus – Revista de Educação

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
O Copyright (c) pertence à Sisyphus – Journal of Education. No entanto, encorajamos que os artigos publicados na revista sejam publicados noutros lugares, desde que seja solicitada a autorização da Sisyphus e os autores integrem a nossa citação de fonte original e um link para o nosso site.
Política de auto-arquivo
É permitido aos autores o auto-arquivo da versão final publicada dos seus artigos em repositórios institucionais, temáticos ou páginas web pessoais e institucionais.
Subscritor DORA
O Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, editor da Sisyphus, é um dos subscritores da Declaração de São Francisco sobre Avaliação da Investigação (DORA).