A Dimensão da Empregabilidade nas Políticas para o Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.25749/sis.25573Palavras-chave:
empregabilidade, ensino superior, políticas, análise comparadaResumo
A empregabilidade de licenciados é um desafio importante para as universidades apoiarem a transição para o mercado laboral, principalmente em países com taxas elevadas de desemprego entre os jovens. O conceito de empregabilidade e as suas principais definições constituem o enquadramento deste artigo, segundo o qual se analisa a sua influência nas políticas e práticas do ensino superior. No contexto das economias do conhecimento e da procura de trabalhadores altamente qualificados, a empregabilidade surge como um processo educacional que apoia a transição da universidade para o trabalho. A este respeito, este texto aborda estudos sobre educação de adultos, o impacto do conceito nos percursos de carreira e capacidades de desenvolvimento de um plano de vida.
Tendo por base este enquadramento, o artigo inclui uma análise comparativa de políticas de empregabilidade que influenciam as estratégias do ensino superior em Itália, na Nigéria e na Palestina.
Downloads
Referências
AlmaLaurea (2021). XXIII Indagine Profilo dei Laureati 2020. Rapporto 2021. Retrieved from: https://www.almalaurea.it/sites/almalaurea.it/files/docs/universita/profilo/profilo2021/almalaurea_profilo_rapporto2021.pdf
ANPAL (2019). Le politiche attive del lavoro in Italia. Primo rapporto annuale congiunto Anpal, Regioni e Province Autonome. Retrieved from: https://www.anpal.gov.it/documents/552016/586444/Pal-Primo-rapporto-annuale-congiunto-anpal-regioni-e-province-autonome.pdf/9bc91f9e-9e7f-654f-293c-485e8dbf1ecb?t=1573473949393
Ayonmike C. S., & Okeke, B. C. (2016). Bridging the skills gap and tackling unemployment of vocational graduates through partnerships in Nigeria. Journal of Technical Education and Training, 8(2). Retrieved from: https://publisher.uthm.edu.my/ojs/index.php/JTET/article/view/1254
Boffo, V. (2018) (Ed). Giovani adulti tra transizioni e alta formazione: strategie per l'employability: dal placement al career service. Pisa: Pacini Editore.
Boffo, V., & Fedeli, M. (Eds.). (2018). Employability & competences: Innovative curricula for new professions. Florence: Firenze University Press.
Boffo, V., Fedeli, M., Lo Presti, F., Melacarne, C., & Vianello, M. (2017). Teaching and learning for employability. New strategies in higher education. Torino-Milano: Pearson.
Boffo, V., Federighi, P., & Torlone, F. (2015). Educational Jobs: Youth and Employability in the Social Economy: Investigations in Italy, Malta, Portugal, Romania, Spain, United Kingdom. Florence: Firenze University Press.
Boffo, V., Gioli, G., Del Gobbo, G., & Torlone, F. (2017). Employability processes and transition strategies in higher education: An evidence-based research study. Teaching and Learning for Employability. New Strategies in Higher Education, 161-198.
Boffo V., & Terzaroli, C. (2017). Lo sviluppo di employability in alta formazione. Il ruolo dei career service. MeTis-Mondi educativi. Temi indagini suggestioni, 7(2), 437-467.
Bray, M. (2005). Methodology and focus in comparative education. In M. Bray & K. Ramsey (Eds.), Education and Society in Hong Kong and Macao: Comparative Perspectives on Continuity and Change (pp. 238-251). Dordrecht: Springer.
Bureau of Statistics (2016). Unemployment and Underemploment Report. Retrieved from: https://nigerianstat.gov.ng/elibrary?queries=labour
Candia, G., & Cumbo, T. (Eds.) (2015). Un ponte tra Università e lavoro. Rapporto sullo stato dei servizi universitari di orientamento e placement 2015. Roma: Italia Lavoro.
Council decision (EU) 2018/1215 of 16 July 2018 on guidelines for the employment policies of the Member States. Retrieved from: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN/TXT/PDF/?uri=CELEX:32018D1215&from=EN
Decreto Legislativo 150/2015, Disposizioni per il riordino della normativa in materia di servizi per il lavoro e di politiche attive. Retrieved from: http://www.gazzettaufficiale.it/eli/id/2015/09/23/15G00162/sg
Effiong, A. A., & Agboola, B. M. (2014). Nigerian Universities Outputs and Their Employability in the Labour Markets in South- South, Nigeria. American Journal of Educational Research, 2(12), 1244-1249. Retrieved from: http://pubs.sciepub.com/education/2/12/18/index.html
Egetenmeyer, R. (2017). What to compare? Comparative issues in adult education. Comparative adult education and learning. In M. Slowey (Eds), Comparative Adult Education and Learning. Authors and Texts (pp. 79-116). Florence: Firenze University Press.
EHEA (2015). Comunicato di Yerevan, Conferenza dei Ministri – Yerevan, 14-15 Maggio 2015. Retrieved from: http://www.processodibologna.it/wp-content/uploads/2015/06/Comunicato-di-Yerevan_IT-DEF.pdf
ETF (2014). Labour market and employment policies in Palestine. Retrieved from: https://www.etf.europa.eu/sites/default/files/m/49583C88B3C1AD0DC1257CD1003DA5FC_Employment policies_Palestine.pdf
European Commission. (2016) Communication from the Commission to the European Parliament, the Council, the European Economic and Social Committee and the Committee of the Regions. A New Skills Agenda For Europe. Working Together To Strengthen Human Capital, Employability And Competitiveness. Retrieved from: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN/TXT/PDF/?uri=CELEX:52016DC0381&from=IT
European Commission/EACEA/Eurydice (2014). Modernisation of Higher Education in Europe: Access, retention and employability 2014. Eurydice Report. Luxembourg: Publications Office of the European Union.
Federighi, P., & Del Gobbo, G. (2021). Professioni dell'educazione e della formazione: orientamenti, criteri e approfondimenti per una tassonomia. Professioni dell'educazione e della formazione. Florence: Editpress.
Hamdan, B., & AbuMdallalah, S. (2018, april ). Determinants of Economic Development in Palestine and Its Future Sustainability. Paper presented at the Sustainable development in a changing environment. Palestine, An-Najah National University.
Harvey, L. (1999, August). New realities: the relationship between higher education and employment. Keynote presentation at European Association of Institutional Research Forum. Lund, Sweden. Retrieved from: https://goo.gl/5JnchK
Harvey, L. (2001). Defining and measuring employability. Quality in Higher Education, 7(2), 97-109. doi: 10.1080/13538320120059990
Harvey, L. (Ed.) (2003). Transitions from higher education to work. A briefing paper. Retrieved from: https://goo.gl/rhxDex
Harvey, L. (2004). On employability. York: The Higher Education Academy.
Governo Italiano Presidenza del Consiglio dei Ministri. (2021). Piano Nazionale di Ripresa e Resilienza. Retrieved from: https://www.governo.it/sites/governo.it/files/PNRR.pdf
ILO (2018). The situation of workers of the occupied Arab territories. Retrieved from: https://www.ilo.org/ilc/ILCSessions/previous-sessions/107/reports/reports-to-the-conference/WCMS_629263/lang--en/index.html
Legge 10 dicembre 2014, Deleghe al Governo in materia di riforma degli ammortizzatori sociali, dei servizi per il lavoro e delle politiche attive, nonché in materia di riordino della disciplina dei rapporti di lavoro e dell’attività ispettiva e di tutela e conciliazione delle esigenze di cura, di vita e di lavoro. Retrieved from: https://www.gazzettaufficiale.it/eli/gu/2014/12/15/290/sg/pdf
Legge 14/2003, Delega al Governo in materia di occupazione e mercato del lavoro. Retrieved from: https://www.gazzettaufficiale.it/atto/serie_generale/caricaDettaglioAtto/originario?atto.dataPubblicazioneGazzetta=2003-02-26&atto.codiceRedazionale=003G0036&elenco30giorni=false
Ministero dell’Universita’ e della Ricerca. (2021). PNRR MUR. Linee guida per le iniziative di sistema della Missione 4: istruzione e ricerca. Componente 2: dalla ricerca all’impresa. Retrieved from: https://www.mur.gov.it/sites/default/files/2021-10/Decreto Ministeriale n.1141 del 07-10-2021 - Linee Guida_MUR_PNRR_M4C2.pdf
MOHESR (2017). Education Sector Strategic Plan 2017-2022. Retrieved from: https://www.mohe.pna.ps/Portals/0/MOEHE_Resources/EDUCATION SECTOR STRATEGIC PLAN 2017-2022.pdf?ver=2017-12-19-022932-367
MOL (2020). Labor Sector Strategy (2021-2023). Retrieved from: http://www.mol.pna.ps/uploads/STRATEGIES/16055971290.pdf
OECD (2021). OECD Skills Outlook 2021. Country profile Italy. Retrieved from: https://www.oecd.org/italy/Skills-Outlook-Italy-EN.pdf
Paadi, K. (2014). Perceptions on employability skills necessary to enhance human resource management graduates’ prospects of securing a relevant place in the labour market. European Scientific Journal, ESJ, 10(10). doi: 10.19044/esj.2014.v10n10p%
PCBS (2021). The Labour Force Survey Results 2020. Retrieved from: https://pcbs.gov.ps/post.aspx?lang=en&ItemID=3924
Pitan, O. S. (2016). Towards enhancing university graduate employability in Nigeria. Journal of Sociology and Social Anthropology, 7(1), 1-11. doi: 10.1080/09766634.2016.11885696
Politis, J. D. (2003). The connection between trust and knowledge management: what are its implications for team performance? Journal of Knowledge Management, 7(5), 55-66. doi: https://doi.org/10.1108/13673270310505386
Ravitz, J., Hixson, N., English, M., & Mergendoller, J. (2012, April). Using project-based learning to teach 21st century skills: Findings from a state-wide initiative. Paper presented at Annual Meetings of the American Educational Research Association. Vancouver, British Columbia, Canada.
World Bank (2017). World bank warns of ‘learning crisis’ in global education. World development report calls for greater measurement, action on evidence. Washington, September 26, 2017. Retrieved from: https://www.worldbank.org/en/news/press-release/2017/09/26/world-bank-warns-of-learning-crisis-in-global-education
Yorke M., & Knight, P. T. (2006). Embedding employability into the curriculum. York: The Higher Education Academy.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Sisyphus – Revista de Educação
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
O Copyright (c) pertence à Sisyphus – Journal of Education. No entanto, encorajamos que os artigos publicados na revista sejam publicados noutros lugares, desde que seja solicitada a autorização da Sisyphus e os autores integrem a nossa citação de fonte original e um link para o nosso site.
Política de auto-arquivo
É permitido aos autores o auto-arquivo da versão final publicada dos seus artigos em repositórios institucionais, temáticos ou páginas web pessoais e institucionais.
Subscritor DORA
O Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, editor da Sisyphus, é um dos subscritores da Declaração de São Francisco sobre Avaliação da Investigação (DORA).