“Todos ao Convés”

O Modelo Octalysis na Aprendizagem de Inglês no 1º CEB

Autores

  • Marta Fortunato Departamento de Educação e Psicologia, Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Universidade de Aveiro, Portugal https://orcid.org/0000-0003-0697-022X
  • António Moreira Departamento de Educação e Psicologia, Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Universidade de Aveiro, Portugal https://orcid.org/0000-0003-0040-2811
  • Ana Raquel Simões Departamento de Educação e Psicologia, Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Universidade de Aveiro, Portugal https://orcid.org/0000-0003-0580-0560

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.26985

Palavras-chave:

ensino de inglês no 1º CEB, modelo Octalysis, leitura e escrita em inglês língua estrangeira, resolução colaborativa de problemas, estudo de caso

Resumo

Apoiado no modelo Octalysis (2016) na conceção das atividades, este artigo analisa como as atividades de leitura e escrita podem ser conducentes a fomentar as aprendizagens da leitura e escrita em inglês língua estrangeira por alunos do 3º ano em contexto de aprendizagem colaborativa baseada em projetos na resolução de problemas.

Foi realizado um estudo de caso numa escola privada portuguesa. As sessões, presenciais e on-line, foram organizadas de acordo com as respostas dos alunos a um questionário, para identificar preferências na aprendizagem. Os dados qualitativos, recolhidos em gravações audiovisuais das sessões, trabalhos dos alunos, heteroavaliações e testes Cloze tornaram-se a base deste trabalho. Os resultados revelaram que os alunos estavam motivados e empenhados nas atividades de leitura e escrita, tendo melhorado as suas capacidades de leitura e escrita e promovido o desenvolvimento de competências sociais e cognitivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Marta Fortunato, Departamento de Educação e Psicologia, Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Universidade de Aveiro, Portugal

Holds a Master’s in Primary English Education. Currently, she is a PhD student in Education at University of Aveiro. Her research interests lie in how technological possibilities can support the learning of English as a foreign language in primary education, gamification, and project-based learning in collaborative problem-solving contexts.

António Moreira, Departamento de Educação e Psicologia, Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Universidade de Aveiro, Portugal

Holds a PhD in Didactics of Foreign Languages from the University of Aveiro where he conducts teaching/research activities as an Associate Professor. Working mainly in postgraduation, he is the Director of the PhD in Multimedia in Education. His main research interests are: Cognitive Flexibility, Communities of Practice and Random-Access Instruction.

Ana Raquel Simões, Departamento de Educação e Psicologia, Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Universidade de Aveiro, Portugal

Holds a University of Aveiro PhD in Didactics of Languages, where she is an Assistant Professor at the Department of Education and Psychology. Her areas of interest and research are: Digital Citizenship, Intercultural Education, Plurilingualism, Intercomprehension, and Teacher Education.

Referências

Araújo, I., & Carvalho, A. A. (2018). GAMIFICAÇÃO NO ENSINO: casos bem-sucedidos. Revista Observatório, 4(4), 246-283. doi: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p246

Azizi, M., Tkáčová, H., Pavliková, M., & Jenisová, Z. (2020). Extensive Reading and the Writing Ability of EFL Learners: the Effect of Group Work. European Journal of Contemporary Education, 9(4), 726-739. doi: 10.13187/ejced.2020.4.726

Bardin, L. (2018). Análise de Conteúdo. (2nd Edition). Lisboa: Edições 70.

Bell, S. (2010). Project-Based Learning for the 21st Century: Skills for the Future. The Clearing House: A Journal of Educational Strategies, Issues and Ideas, 83(2), 39-43. doi: 10.1080/00098650903505415

Bravo, C., Cravo, A., & Duarte, E. (2015). Metas Curriculares de Inglês Ensino Básico: 1º, 2º e 3º Ciclos. Lisboa: Ministério da Educação. Retrieved from: http://www.dge.mec.pt/portugues

Brewster, J., Elis, G., & Girard, D. (1992). The Primary English Teacher’s Guide. (1st Edition). London: Penguin English Guides.

Cameron, L. (2001). Teaching Languages to Young Learners. (1st Edition). Cambridge: Cambridge University Press.

Chou, Y. (2016). Actionable Gamification: Beyond points, badges and Leaderboards. London: Leanpub.

Costa, A. P., & Amado, J. (2018). Análise de conteúdo suportada por software. Oliveira de Azeméis: Ludomedia.

Coutinho, C. P. (2014). Metodologias de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática. Coimbra: Edições Almedina.

Daud, D. N. binti, Akmam Din, W., & AlSaqqaf, A. (2018). Exploring The Vaw Method Of Writing Among Esl Primary Pupils: Conceptual Paper. International Journal of Applied Linguistics and English Literature, 7(4), 248. doi: 10.7575/aiac.ijalel.v.7n.4p.248

Fernández-Corbacho, A. (2014). Aprender una segunda lengua desde un enfoque comunicativo experiencial. Programa de Desarrollo Profesional. Editorial Ednumen. Retrieved from: https://robertopedepero.files.wordpress.com/2015/06/anali_fernandez_el_aprendizaje_cominicativo_experiencial.pdf

Figueroa Flores, J. F. (2015). Using Gamification to enhance second language learning. Digital Education Review, 27, 32-54. doi: 10.1344/der.2015.27.32-54

He, Q., von Davier, M., Greiff, S., Steinhauer, E. W., & Borysewicz, P. B. (2017). Collaborative Problem Solving Measures in the Programme for International Student Assessment (PISA). April, 95-111. doi: 10.1007/978-3-319-33261-1_7

Ministério da Educação. (2018). Aprendizagens Essenciais|Articulação com o Perfil dos Alunos: inglês 3º ano. Ministério da Educação. Retrieved from: http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/1_ciclo/ingles_1c_3a_ff.pdf

Mo, J. (2017). Collaborative problem solving. PISA in Focus, 78 Éditions OCDE. doi: 10.1787/cdae6d2e-en

Nunan, D. (2015). Teaching English to speakers of other languages: An introduction. (1st Edition). New York and London: Routledge.

OCDE. (2003). Cadre d’évaluation de PISA 2003 (Programme international pour le suivi des acquis des élèves). In Assemblage. OCDE Publishing. Retrieved from: https://www.oecd.org/education/school/programmeforinternationalstudentassessmentpisa/33694924.pdf

OECD. (2011). Skills for Innovation and Research. OECD Publishing. doi: 10.1787/9789264097490-en

OECD. (2017a). Pisa 2015 collaborative problem-solving framework. OECD Publishing. Retrieved from: https://www.oecd.org/pisa/pisaproducts/Draft%20PISA%202015%20Collaborative%20Problem%20Solving%20Framework%20.pdf

OECD. (2017b). PISA 2015 Results (Volume V): Collaborative Problem Solving, PISA: Vol. V. OECD Publishing. doi: 10.1787/9789264285521-en

Pinter, A. (2017). Teaching Young Language Learners. (2nd Edition). Oxford: Oxford University Press.

Spanou, S., & Zafiri, M.-N. (2019). Teaching Reading and Writing Skills to Young Learners in English as a Foreign Language Using Blogs: A Case Study. Journal of Language and Cultural Education, 7(2), 1-20. doi: 10.2478/jolace-2019-0009

Torres, S; Lauder, N., & Shipton, P. (2012). Young Explorers, class book 1. Oxford: Oxford University Press.

Yanti, E., & Amti, Z. (2013). The integration of reading and writing by using muddle words game for young learners. Journal of English Language Teaching, 2(1), 59-64. doi: 10.24036/jelt.v2i1.2589

Yavuz, E., & Atar, H. Y. (2020). An Examination of Turkish Students’ PISA 2015 Collaborative Problem-Solving Competencies. International Journal of Assessment Tools in Education, 7(4), 588-606. doi: 10.21449/ijate.682103

Yin, R. K. (2001). Estudo de caso: planejamento e métodos. (2nd Edition). Porto Alegre: Bookman.

Downloads

Publicado

2022-10-31