O Uso da Tecnologia e suas Contribuições para a Formação Integral do Aluno com Transtorno do Espectro Autista e do Aluno com Deficiência Intelectual nas Aulas de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.27503

Palavras-chave:

educação especial, matemática, tecnologia, autismo, deficiência intelectual

Resumo

Este artigo tem como objetivo explicitar contribuições favoráveis à formação integral de alunos com Transtorno do Espectro Autista e de alunos com Deficiência Intelectual, por meio de investigações que tenham como objeto de estudo processos de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos com uso de recursos tecnológicos educacionais. Como fundamento metodológico, adotou-se a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Foram analisados trabalhos acadêmicos que articulam: Tecnologia, Educação Especial e Matemática. Pode-se explicitar contribuições significativas que se enquadram em diferentes dimensões: emocional, social e cognitiva. E, como conclusão, apesar de se tratar de grupos de alunos distintos e com particularidades muitas vezes consideradas como ímpares, identificou-se resultados similares em relação às mesmas estratégias aplicadas, o que leva a concluir que a flexibilização oferecida pelo uso da tecnologia contribui para a construção de uma prática não homogeneizada que possa atender as singularidades de todos os alunos, possibilitando que aprendam em um mesmo ambiente.

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Biografias Autor

Sofia Seixas Takinaga, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil

Doutoranda em Educação Matemática, Mestre em Educação Matemática e Licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Ana Lúcia Manrique, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil

Livre Docente em Educação Matemática, Doutora em Educação e Mestre em Ensino de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Bacharel em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP); Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. É Professora e Coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, onde desenvolve pesquisas sobre educação inclusiva, formação de professores e educação matemática.

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Publicado

2022-10-31