Um Programa de Implementação de Tecnologia Assistiva Computacional para Estudantes com Paralisia Cerebral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.27543

Palavras-chave:

educação especial, tecnologia assistiva, formação de profissionais da educação

Resumo

Os dispositivos de tecnologia assistiva podem ajudar os alunos com paralisia cerebral a realizar tarefas cotidianas na escola de forma mais eficiente e independente. No entanto, a implementação de um sistema deste tipo é um processo complexo e um elemento essencial para o sucesso da sua aplicação é o envolvimento de uma equipe de profissionais qualificados e experientes. O objetivo deste estudo foi implementar e avaliar os efeitos de um programa de treinamento em serviço em tecnologia assistiva para profissionais da escola, desenvolvido para facilitar o processo de aprendizagem de alunos com paralisia cerebral em uma escola especial de uma cidade do interior do estado de São Paulo (Brasil)—usando uma abordagem de pesquisa colaborativa. Os dados foram coletados a partir de questionários abertos, grupos focais, gravações em vídeo e diários de campo. Os resultados indicaram que tal programa colaborativo pode efetivamente permitir que professores, funcionários da escola e alunos usem esses tipos de dispositivos de tecnologia assistiva e, além disso, que a natureza colaborativa do projeto foi de suma importância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Gerusa Ferreira Lourenço, Departamento de Tareapia Ocupacional, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de São Carlos, Brasil

Professor at the Department of Occupational Therapy and the Postgraduate Program in Special Education at the Universidade Federal de São Carlos - Brazil. Occupational therapist with a doctorate in Special Education, she has focused on investigating the use of assistive devices and augmentative and alternative communication for children and young people with disabilities in their multiple life contexts, with an emphasis on encouraging participation in school spaces.

Enicéia Mendes, Departamento de Psicologia, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, Brasil

Full professor of the Department of Psychology, of the Postgraduate Program in Special Education at the Federal University of São Carlos (SP-Brazil). Graduated in Psychology, Master in Special Education and PhD in Psychology. Postdoctoral Stage at Université Paris V-Sorbonne and University of Salamanca. Research Productivity Scholarship 1B from National Council for Scientific and Technological Development. Develops studies on policy and professional development in the field of Special Education with a focus on the philosophy of school inclusion.

Referências

Abu-Alghayth, K. (2022). Teachers’ use of assistive technology in Saudi special education schools: a mixes methods enquiry. International Journal of Developmental Disabilities, 68(4), 547-555.

Andrade, E. T., & Mendes, E. G. (2015). Comparative Study of School Inclusion Policy School for Students with Physical Disabilities in Three Brazilian Municipalities. Education Policy Analysis Archives, 23, 32.

Bausch, M. E., Ault, M. J., Evmenova, A. S., & Behrmann, M. M. (2008). Going beyond AT devices: are AT services being considered? Journal of Special Education Technology, 23(2), 1-16.

Brantlinger, E., Jimenez, R., Klingner, J., Pugach, M., & Richardson, V. (2005). Qualitative Studies in Special Education. Exceptional Children, 71(2), 195-207.

Brazil. Lei nº 13.146 de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Retrieved from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm

Brazil/ Ministry of Education. SEESP/MEC. (2007a). Atendimento educacional especializado: deficiência física. Brasília: MEC. 129 p. Retrieved from: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_df.pdf

Brazil/Ministry of Education. (2007b). Ata da VII Reunião do Comitê de Ajudas Técnicas. Retrieved from: https://www.assistiva.com.br/Ata_VII_Reuni%C3%A3o_do_Comite_de_Ajudas_T%C3%A9cnicas.pdf.

Brazil/ Ministry of Education. (2008). Decreto nº 6.571 de 17 de setembro de 2008. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado. Retrieved from: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/decreto3956.pdf

Brazil/ Ministry of Education. (2009). Resolução nº4 de 2 de outubro de 2009: Institui as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Retrieved from: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf

Calheiros, D. S., Mendes, E. G., & Lourenço, G. F. (2017). Considerações acerca da tecnologia assistiva no cenário educacional brasileiro. Revista Educação Especial, 1, 1-12.

Campbell, P. H., Milbourne, S., Dugan, L. M., & Wilcox, M. J. (2006). A review of evidence on practices for teaching young children to use assistive technology devices. Topics in Early Childhood Special Education, 26(1), 3-13.

Chambers, D., Jones, P. J., Reese, L., & Wilcox, C. (2022). Teachers’ perspective of what works: implementation of AT for students with disabilities. Assistive Technology, 34(3), 352-361.

Chukwuemeka, E. J., & Samaila, D. (2020). Teachers’ perception and factors limiting the use of high-tech assistive technology in special education schools in north-west Nigeria. Contemporary Education Technology, 11(1), 99-109.

Cole, A., & Knowles, J. G. (1993). Teacher development partnership research: a focus on methods and issues. American Educational Research Journal, 30(3) 473-495.

Cook, A. M., & Polgar, J. M. (2015). Cook and Hussey’s Assistive Technologies: Principles and Practice. St. Louis, MO: Mosby.

Copley, J., & Ziviani, J. (2004). Barriers to the use of assistive technology for children with multiple disabilities. Oc. Ther. Inter., 11(4), 229-243.

Desgagné, S. (2007). O conceito de pesquisa colaborativa: a idéia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos. Revista Educação Em Questão, 29(15), 7-35.

Dell, A. G., Newton, D. A., & Petroff, J. G. (2008). Assistive technology in the classroom: enhancing the school experiences of students with disabilities. New Jersey: Pearson Education Inc.

Fernández-Batanero, J. M., Montenegro-Rueda, M., Fernández-Cerero, J. et al. (2022). Assistive technology for inclusion of students with disabilities: a systematic review. Educational Technology Research and Development, 1-20.

Hunt, P. F. (2021). Inclusive education: the case for early identification and early intervention in assistive technology. Assistive Technology, 33(sup1), S94-S101.

Imamura, E. T. M. (2008). Formação continuada do professor para o uso dos recursos de informática com alunos com deficiência física. (Dissertação de Mestrado em Educação - Ensino na Educação Brasileira). Universidade Estadual Paulista, Marília, Brazil.

Jutai, J, Fuhrer, M. J., Demers, L. et al. (2005). Toward a taxonomy of assistive technology device outcomes. American Journal of Physical Medicine Rehabilitation, 84(4), 294-302.

Kampwirth, T. J. (2003). Collaborative consultation in the schools: effective practices for students with learning and behavior problems. New Jersey: Pearson Education.

Karlsson, P., Johnston, C., & Barker, K. (2018). Influences on students’ assistive technology use at school: the views on students’ assistive technology use at schools: the views of classroom teachers, allied health professionals, students with cerebral palsy and their parents. Disability and Rehabilitation: assistive technology, 13(8), 763-771.

Kleina, C. (2008). Formação continuada de professores para o uso de informática e tecnologias assistivas para alunos com deficiência física. (Dissertação de Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Brazil.

Lahm, E. A., & Sizemore, L. (2002). Factors that influence assistive technology decision-making. Journal of Special Education Technology, 17, 15-25.

Manzini, E. J. (2009, September). Formação de professores e tecnologia assistiva. Proceedings of V Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial. São Paulo, SP, Brazil.

Mendes, E. G., & Lourenço, G. F. (2012). Recursos computadorizados de tecnologia assistiva para estudantes com paralisia cerebral em múltiplos contextos. In E. G. Mendes & M. A. Almeida (Orgs.), Dimensões pedagógicas nas práticas de inclusão escolar (Volume 2, pp. 421-444). Marília: ABPEE.

Mendes, E. G., Marques, L. C., & Lourenço, G. F. (2012). A abordagem colaborativa em pesquisas na Educação Especial: aliando produção de conhecimento com formação e prestação de serviço. In E. G. Mendes & M. A. Almeida (Orgs.), A pesquisa sobre inclusão escolar em suas múltiplas dimensões (Volume 1, pp. 383-396). Marília: ABPEE.

Morrison, K. (2007). Implementation of assistive computer technology: a model for school systems. International Journal of Special Education, 22(1), 83-100.

Phillips, B., & Zhao, H. (1993). Predictors of assistive technology abandonment. Assistive Technology, 5, 36-45.

Pinheiro, E. M., Kakehashi, T. Y., & Angelo, M. (2002). O uso de filmagens em pesquisas qualitativas. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 13(5), 717-722.

Queiroz, F. M. M. G., & Braccialli, L. M. P. (2017). Funcionalidade de alunos com deficiência física nas atividades de escrita e de uso do computador. Revistas Ibero-americana de Estudos em Educação, 12(2), 1267-1286.

Reed, P., & Bowser, G. (2012). Consultation, collaboration, and coaching: essential techniques for integrating assistive technology use in schools and early intervention programs. Journal of Occupational Therapy, Schools, & Early Intervention, 5(1), 15-30.

Rosenbaum, P., Paneth, N., Leviton, A., Goldstein, M., Bax, M., Damiano, D., Dan, B., & Jacobsson, B. (2007). A report: the definition and classification of cerebral palsy April 2006. Developmental medicine and child neurology. Supplement, 109, 8-14.

Sagor, R. (1992). How to conduct collaborative action research. Vancouver: McLoughlin Boulevard.

Silva, D. B. R., Martinez, C. M. S., & Santos, J. L. F. (2012). Participação de crianças com paralisia cerebral nos ambientes da escola. Revista Brasileira de Educação Especial, 18(1), 33-52.

Silva, D. B. R., Pfeifer, L. I., & Funayama, C. A. R. (2010). GMFCS – E & R Sistema de Classificação da Função Motora Grossa Ampliado e Revisto. Retrieved September 15 2022 from: https://canchild.ca/system/tenon/assets/attachments/000/000/075/original/GMFCS-ER_Translation-Portuguese2.pdf

Watson, A. H., Ito, M., Smith, R. O., & Andersen, L. T. (2010). Effect of assistive technology in a public-school setting. American Journal of Occupational Therapy, 64(1), 18-29.

White, D. H., & Robertson, L. (2014) Implementing assistive technologies: A study on co-learning in the Canadian elementary school context. Computers in Human Behavior, 51(B), 1268-1275.

Downloads

Publicado

2022-10-31