Experiências Sensoriais em Pessoas com Autismo e o Ensino de Ciências

Autores

  • Tiago Fernando Alves de Moura Departamento de Educação, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Câmpus de Bauru, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4963-5587
  • Eder Pires de Camargo Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Câmpus de Ilha Solteira, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2577-9885

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.27551

Palavras-chave:

autismo, ciências, multissensorial, sequência de ensino investigativa, força e movimento

Resumo

Esse artigo tem como objetivo apresentar e discutir as contribuições da utilização de materiais multissensoriais no desenvolvimento de estudantes com autismo em aulas de Ciências. Para tal, elaborou-se uma sequência de ensino investigativa na qual um carrinho move-se sobre um plano inclinado. A atividade permitiu explorar os conceitos físicos de força e movimento. Como instrumentos para a coleta de dados utilizou-se registros em áudio, que posteriormente foram transcritos, e anotações em cadernos de campo. Os dados obtidos foram tabulados e categorizados atendendo as diferentes etapas de uma Análise de Conteúdo. Os materiais multissensoriais contribuíram com o processo de ensino/aprendizagem dos estudantes ao contemplarem distintos estilos perceptivos, como a visibilidade e os efeitos sonoros do carrinho. A manipulação dos objetos propiciou o trabalho em grupo e o desenvolvimento de habilidades sociais e psicomotoras. Por meio da atividade, os aprendizes compartilharam e reformularam hipóteses sobre o fenômeno apresentado.

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Biografias Autor

Tiago Fernando Alves de Moura, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Câmpus de Bauru, Brasil

Bacharel em Física Médica pela UNESP, campus de Botucatu (2017), mestre em Educação para a Ciência pela UNESP, campus de Bauru (2020), licenciado em Física pela UNESP, Campus de Bauru (2022). Atualmente é doutorando no programa de pós-graduação em Educação para Ciência da UNESP, campus de Bauru. É professor da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, atuando nas disciplinas de Física e Ciências.

Eder Pires de Camargo, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Câmpus de Ilha Solteira, Brasil

É Livre Docente em ensino de física pela Universidade Estadual Paulista, Júlio de Mesquita Filho, Campus de Ilha Solteira (2016) e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Possui graduação em Licenciatura em Física (1995), mestrado em Educação para a Ciência (2000) e Pós-doutorado (2006) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus de Bauru. É docente do Departamento de Física e Química da UNESP de Ilha Solteira.

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Publicado

2022-10-31