Narrativas de Si e Subjetivação de Professores de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.28579

Palavras-chave:

pesquisas (auto)biográficas, formação, subjetivação, professores de ciências

Resumo

As pesquisas (auto)biográficas têm feito grandes promessas à formação de professores e quando advogam para si a capacidade de formar um professor, é porque tornaram-se centrais nas disputas por significação da docência. O objetivo é investigar processos de subjetivação engendrados em pesquisas (auto)biográficas de professores de ciências. A metodologia, de inspiração foucaultiana, contemplou leitura, descrição e problematização de narrativas (auto)biográficas oriundas de três teses de doutoramento. Os resultados evidenciam diferentes discursos e elementos discursivos a demandar e produzir posições de sujeito na docência em Ciências. O/a docente em Ciências que emerge das narrativas aqui investigadas é um sujeito tornado possível a partir de múltiplas posições: autoetnógrafo, aprendente, consciente, esperançoso, resiliente, fênix, convertido, mediador, desejador de êxito, messiânico, pesquisador inovador, autopoiético. Conclui-se ser produtivo focalizar discursos operantes em processos de subjetivação, como exercício que possibilita “ver e dizer” conexões entre o (auto)biográfico e a docência quando se trata de pesquisas voltadas à renovação e reinvenção do ensino de Ciências.

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Biografia Autor

Marlécio Maknamara, Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, Brasil

Professor Associado do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Pesquisador Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq/PQ-2. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (desde fev/2017) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (desde ago/2022). Líder dos grupos ENSAIO - vida, pensamento e escrita em educação/UFPB/CNPq e ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação/UFBA/CNPq. De janeiro a dezembro de 2019, com Bolsa CAPES PVEx, foi Professor Visitante no Outdoor and Environmental Education Department (School of Education) da La Trobe University, onde realizou estágio de pós-doutorado.

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Publicado

2023-06-30