Percursos de Inclusão e de Exclusão Social no Ensino Profissional

Um Mapeamento de Abordagens Concetuais através de Revisão Integrativa de Literatura

Autores

  • Ana Traqueia CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro, Portugal https://orcid.org/0000-0002-1127-8644
  • Manuela Gonçalves CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro, Portugal https://orcid.org/0000-0002-3545-1173
  • Rosa Madeira CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro, Portugal https://orcid.org/0000-0003-1772-5174

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.28717

Palavras-chave:

percursos, ensino profissional, inclusão social, exclusão social

Resumo

Os percursos biográficos e escolares de estudantes do Ensino Profissional (EP) estão, maioritariamente, relacionados com insucesso escolar e vulnerabilidade socioeconómica. A Escola revela-se, pois, um campo de reprodução de desigualdades sociais, contribuindo para a estigmatização do EP. Contudo, assinala-se seu (potencial) papel na promoção da inclusão de jovens em risco de exclusão social.

O artigo tem como objetivo analisar o conhecimento científico produzido sobre esta problemática e identificar os clássicos fundadores que norteiam o quadro teórico-concetual de estudos empíricos recentes, através de uma revisão integrativa da literatura.

Os resultados obtidos permitem comprovar o interesse académico e científico pela vertente profissionalizante do ensino, sobretudo a nível internacional. Porém, verifica-se a escassez de trabalhos direcionados para a análise sociológica dos fenómenos de inclusão e exclusão social. Destaca-se o enquadramento teórico-concetual nas teorias da reprodução cultural e no conceito de justiça social, considerando-se este mapeamento um contributo relevante para a discussão teórico-concetual subjacente.

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Biografias Autor

Ana Traqueia, CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro, Portugal

Mestre em Ciências da Educação, Ana Traqueia é, atualmente, aluna do Programa Doutoral em Educação, no ramo de Diversidade e Educação Inclusiva, na Universidade de Aveiro, e bolseira de Doutoramento, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, desenvolvendo a sua investigação no Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. Tem como áreas de interesse a Diversidade, a Inclusão Social, a Exclusão Social, a Intervenção Comunitária e o Ensino e Formação Profissional.

Manuela Gonçalves, CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro, Portugal

Socióloga e doutorada em Ciências da Educação, Manuela Gonçalves é Professora Auxiliar no Departamento de Educação e Psicologia e investigadora no Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, na Universidade de Aveiro. Com interesses de investigação ligados à Sociologia da Educação, às Políticas Educacionais e às Representações Sociais sobre a profissão docente, é (co)autora de publicações e supervisora de estudantes de mestrado e de doutoramento, nestes domínios.

Rosa Madeira, CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro, Portugal

Doutorada em Ciências da Educação, Rosa Madeira é Professora Auxiliar no Departamento de Educação e Psicologia e investigadora do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, na Universidade de Aveiro. Desenvolve a sua investigação em áreas relacionadas com a Infância, a Diversidade, o Multiculturalismo, a Inclusão Social, a Participação e a Intervenção Comunitária.

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Publicado

2023-06-30