Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de Professores de Física sobre o uso das Múltiplas Representações num Estudo de Aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.28904

Palavras-chave:

conhecimento pedagógico do conteúdo, múltiplas representações, estudo de aula, lei de ohm, ensino de física

Resumo

Este trabalho pretende dar a conhecer o conhecimento pedagógico de conteúdo desenvolvido por professores de Física sobre o uso das múltiplas representações (MRs) no ensino da Lei de Ohm, quando envolvidos num estudo de aula. Participaram neste estudo quatro professoras de Física do Ensino Médio que lecionam em escolas públicas no Brasil. O estudo de aula envolveu 18 sessões de 2,5 horas cada. Optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa. Os dados foram recolhidos através das gravações em áudio/vídeo; entrevistas; e demais materiais escritos produzidos no estudo de aula. A análise de dados evidenciou que a ênfase nas MRs favorece o ensino do tópico na obtenção de informações complementares, na realização de interpretações restritas e na construção das compreensões aprofundadas. Considerando as complexidades das MRs, os professores examinaram as informações acessíveis aos alunos e como podem usá-las, encorajando-os a buscar uma maneira eficaz de integrar as MRs para auxiliar no processo de aprendizagem.

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Biografias Autor

Mauri Luís Tomkelski, Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul – SEDUC/RS – 15ª Coordenadoria Regional de Educação – 15ª CRE Erechim, Brasil

Doutorando em Educação, na especialidade da Didática das Ciências, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal. Mestre em Ensino de Ciência e Matemática pela Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil. Professor de Física na Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC/RS),  15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Erechim, RS, Brasil.

Mónica Baptista, UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal

Doutora em Educação - Didática das Ciências pela Universidade de Lisboa. É professora no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tem trabalhos publicados em Portugal e no estrangeiro. Supervisiona trabalhos de mestrado e de doutoramento, estando envolvida na coordenação do Mestrado em Ensino de Física e Química da Universidade de Lisboa e da Pós-graduação em Educação STEAM. É coordenadora do projeto de investigação GoSTEM, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e é coordenadora nacional de três projetos financiados pela União Europeia (STEMKey, 3C4life e ICSE Factory). As suas áreas de interesse são Educação STEM, ensino por investigação e estudos de aulas em ciências.

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Publicado

2023-06-30