Educação e Tecnologias como Comprometimento
Proposições para Pensar o Estudo da Técnica em Âmbito Educacional
DOI:
https://doi.org/10.25749/sis.29403Palavras-chave:
educação, tecnologias, técnica, filosofia da técnica, comprometimentoResumo
O objetivo deste ensaio teórico é analisar a relação entre educação e tecnologias e propor uma nova forma de apreensão à luz do assim chamado comprometimento enquanto categoria analítica. Para atingir aquilo que objetiva, o artigo resgata contribuições da filosofia da técnica, passando pelas vertentes instrumentalista, determinista e substantivista até chegar à perspectiva de uma teoria crítica. Por meio do estudo, propõe-se a noção de tecnologia como comprometimento, evidenciando que a ação tecnologicamente mediada dá-se num circuito de interações e trocas – tanto materiais quanto simbólicas. Ao desvelar esse compromisso que subjaz à própria presença da técnica em âmbito educacional, o ensaio propõe o conceito de assumir o compromisso como pressuposto para a construção de espaços democráticos de debate que possibilitem, aos sujeitos comprometidos, a tomada de decisões sobre alternativas sócio-técnicas que tragam outras molduras para a realidade histórico-social.
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