Conhecimento Poderoso e Inteligência Artificial (IA)

Aliando Didaticamente Tecnologias para Educabilidades

Autores

  • Edna Araujo dos Santos de Oliveira Departamento de Ciências Exatas e Educação, Centro de Tecnologia e Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9292-9914

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.29463

Palavras-chave:

educação, conhecimento poderoso, tecnologias, inteligência artificial

Resumo

A proposta deste artigo ancora-se em reflexões advindas de um curso de formação de professores para discorrer sobre como a educação pode contextualizar-se didaticamente de conhecimento poderoso em tempos de cultura digital considerando a influência das atuais IA na educação. Metodologicamente, o artigo fundamenta-se arcabouço da teoria multirreferencial de Ardoino e estratégia de grupo focal, com a qual elaboramos uma atualização teórica frente os desafios tecnológicos apresentados na atualidade para a educação. Consideramos que o questionamento ‘qual conhecimento é necessário aprender?’ deva ser tanto uma questão epistemológica que constitui o direito de aprender dos educandos, quanto uma questão de atualização didática dos docentes na contemporaneidade. Fundamental pensarmos em uma educação instituinte de conhecimento realmente poderoso para ultrapassar a lógica instaurada de que viver a cultura digital é utilizar apenas as ferramentas tecnológicas acriticamente, uma vez que pensar as estratégias didático-pedagógicas colaboram na construção e aquisição do conhecimento poderoso.

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Biografia Autor

Edna Araujo dos Santos de Oliveira, Departamento de Ciências Exatas e Educação, Centro de Tecnologia e Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Professora do Departamento de Ciências Exatas e Educação na Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Pedagoga pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Vice-líder do Grupo de Pesquisa REPERCUTE na UFSC e pesquisadora colaboradora no Grupo de Pesquisa ITINERA na UFSC. Tem experiência e projetos na área de Educação com ênfase na Formação de Professores, Currículo, Tecnologia Educacional, Didática, Organização e Gestão da Escola e Educação a Distância.  Atualmente participa do projeto “Integração de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) ao currículo na contemporaneidade”.

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Publicado

2023-10-31