A Classe Importa, no Passado e no Presente
Educação de Adultos, Classe Social e as Perspetivas Narrativas Psicossociais e Autobiográficas
DOI:
https://doi.org/10.25749/sis.31183Palavras-chave:
classe, autobiografia, écriture féminine, reconhecimentoResumo
A classe foi importante para a educação de adultos no passado, mas ainda é relevante no mundo neoliberal. Todavia, pode ser difícil defini-la no contexto fragmentado da organização da classe social e do caráter causal e manual de muitas ocupações da classe média. Historicamente, nas sociedades industriais, a classe era moldada pelas relações de produção, enquanto que a consciência de classe se constituía num fenómeno cultural, definido também pelos próprios trabalhadores nas lutas educativas e políticas. Mas as sociedades industriais do presente possuem uma cultura fragmentada e individualizada, assim como políticas diversificadas que assumem hoje uma dimensão central. A classe como um fenómeno social pode hoje ser negligenciada se se atribuir centralidade ao género, à raça ou à sexualidade. Apesar desta circunstância, a classe continuar a moldar as experiências entre as pessoas, as perceções acerca da educação, o nível de saúde física e mental e a esperança de vida. A negação das dinâmicas de classe e da desigualdade social foi desafiada pela investigação autobiográfica da classe trabalhadora. Esta investigação inspirou-se no movimento feminista, nos estudos biográficos e narrativos e nos desafios causados pela negação que os estudos social e culturais têm atribuído à experiência humana. A investigação e os trabalhos académicos destacam as mulheres da classe trabalhadora em contextos diversos e os diálogos intergeracionais. A classe cruza aqui com outras formas de opressão. O trabalho enfatiza como a educação de adultos exige uma reconceptualização holística, enquanto processo relacional, corporizado, emocional, narrativa, psicossocial, intelectual e até espiritual, na qual as dinâmicas de reconhecimento de si e do outro, do amor e da noção feminista de dar-se ao outro são centrais.
Downloads
Referências
Bainbridge, A., & West, L. (Eds.). (2012). Psychoanalysis and Education: Minding a Gap. Karnac.
Bauman, Z. (2000). Liquid Modernity. Polity Press.
Benjamin, J. (2018). Beyond Doer and Done to; recognition theory, intersubjectivity and the Third. Routledge.
Benjamin, J. (2022). Is acknowledgment (recognition) a useful perspective for psychosocial activists? https://www.hebpsy.net/me_article.asp?article=3115
Britzman, D. (2003). After Education. Anna Freud, Melanie Klein and Psychoanalytic Histories of Learning. State University of New York.
Chamberlayne, P., Burnett, J., & Wengraf, T. (2000). The Turn to Biographical Methods in Social Science. Routledge.
Chan, A. (2023). Diversity Leadership. Narrative from the Margin to the Centre. Canterbury Christ Church University, Faculty of Arts, Humanities and Education, Open Lecture Series.
Chapman Hoult, E. (2014). Adult Learning and La Recherche Féminine. Palgrave MacMillan.
Cixous, H. (1975/1986). Sorties : Out and Out : Attacks/Ways Out/Forays. (trans. Betty Wing). In H. Cixous & C. Clément, The Newly Born Woman (pp. 63-129. ). Tauris.
Dobrin, N. (1980). Happiness. Sacombe Press.
Finnegan, F., & Merrill, B. (2017). ‘We’re as good as anyone else’: a comparative study of working-class university students’ experiences in England and Ireland. British Journal of Sociology of Education, 38(3), 307-324. https://doi.org/10.1080/01425692.2015.1081054
Finnegan, F., Merrill, B., & Thunborg, C. (2014). Student voices on inequalities in European higher education; challenges for theory, policy and practice in a time of change. Routledge.
Formenti, L., & West, L. (2018). Transforming perspectives in lifelong learning and adult education. Palgrave MacMillan.
Fraser, W. (2018). Seeking wisdom in adult learning and teaching; an autoethnographic inquiry. Palgrave MacMillan.
Goldman, L. (1995). Dons and Workers. Oxford and Adult Education since 1850. Clarendon Press.
Goldman, L. (2014). The Life of R. H. Tawney: Socialism and History. Bloomsbury Publishing.
Honneth, A. (2007). Disrespect: The Normative Foundations of Critical Theory. Polity.
Honneth, A. (2009). Pathologies of Reason: On the Legacy of Critical Theory. Verso.
Makin-Waite, M. (2021). On Burnley Road: Class, Race and Politics in a Northern English Town. Lawrence and Wishart.
Marmot, M., Allen, J., Boyce, T., Goldblatt, P., & Morrison, J. (2020). Health Equity in England: The Marmot Review 10 Years On. Institute of Health Equity. health.org.uk/publications/reports/the-marmot-review-10-years-on
McGarraher, E. (2019). The Enchantments of Mammon. How Capitalism became the religion of modernity. Harvard.
McGilchrist, I. (2021). The Matter with Things; Our Brains, our delusions and the Unmaking of the world. (Vols 1&2). Perspectiva Press.
McIlroy, J. (1993). The Unknown Raymond Williams. In J. McIlroy & S. Westwood (Eds.), Border Country: Raymond Williams in Adult Education (pp. 3-25). NIACE.
McIlroy, J., & Westwood, S. (1993). Border Country: Raymond Williams in Adult Education. NIACE.
Merrill, B. (2021). Understanding Women’s Lives through Critical Feminist perspectives: Working Class Women Students in Higher Education. In L. Formenti, A. Bainbridge & L. West (Eds.), Discourses, Dialogue and Diversity (pp. 143-156). Brill/Sense.
Merrill, B., & West, L. (2009). Using biographical methods in social research. Sage.
Michaels, W., & Reed, A. (Eds.) (2023). No Politics but class politics. Columbia.
Oesch, D. (2022). Contemporary Class Analysis. JRC Working Papers Series on Social Classes in the Digital Age 2022/01. European Union. https://joint-research-centre.ec.europa.eu/system/files/2022-01/jrc126506.pdf
Orbach, S. (2023). We are all vulnerable: that’s where a new conversation about masculinity begins. The Guardian. https://www.theguardian.com/commentisfree/2023/feb/10/men-masculinity-toxic-andrew-tate
Phillips, A. (2012). Missing out. In praise of the unlived life. Hamish Hamilton.
Reay, D. (2018). Working class educational transitions to university: The limits of success. European Journal of Education, 53(4), 528-540. https://doi.org/10.1111/ejed.12298
Rose, J. (2001/2010). The Intellectual History of the British Working Classes. Yale University Press.
Stanley, L. (1992). The Auto/Biographical I. Theory and Practice of Feminist Auto/Biography. Manchester University Press.
Steedman, C. (1986). Landscape for a Good Woman. Virago.
Stone, P. (2021). The PhD and me: a Liminal Space. In L. Formenti, A. Bainbridge & L. West (Eds.), Discourses, Dialogue and Diversity (pp. 203-216). Brill/Sense.
Thompson, E. P. (1963/1980). The Making of the English Working Class. Penguin.
Verhaeghe, P. (2014). What about me? The struggle for identity in a market-based society. Scribe.
West, L. (1996). Beyond Fragments: adults, motivation and higher education. Taylor and Francis.
West, L. (2016). Distress in the city: racism, fundamentalism and a democratic education. Trentham/UCL Press.
West, L. (2017). Resisting the enormous condescension of history: Richard Henry Tawney, Raymond Williams and the long struggle for a democratic education. International Journal of Lifelong Education, 36(1-2), 129-144. https://doi.org/10.1080/02601370.2016.1249665
West, L. (2022). Radical dissent: the Kent Miners, militancy and workers education. Mapping Kent. https://www.kent-maps.online/20c/20c-kent-miners/
West, L. (2023). Annunciation and denunciation: relational psychoanalysis, liberation theology and the spirit of transformation. Centre for the study of Myth, Cosmology and the Sacred. https://mythcosmologysacred.com/annunciation-and-denunciation-relational-psychoanalysis-liberation-theology-and-the-spirit-of-transformation-with-professor-emeritus-linden-west-tuesday-14th-november-2023-6-30-8pm-uk-t/
West, L., Finnegan, F., & Fleming T. (2013). Connecting Bourdieu, Winnicott and Honneth. Studies in the Education of Adults, 45(2), 119-134.
Williams, R. (1960/1988). Border Country. Vintage.
Williams, R. (1968, September 26). Different Sides of the Wall. The Guardian.
Williams, R. (1989a). What I Came to Say. Radius.
Williams, R. (1989b). Resources of Hope. Culture, Democracy, Socialism. Verso.
Wright Mills, C. (1959). The Sociological Imagination. Oxford University Press.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Sisyphus – Revista de Educação

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
O Copyright (c) pertence à Sisyphus – Journal of Education. No entanto, encorajamos que os artigos publicados na revista sejam publicados noutros lugares, desde que seja solicitada a autorização da Sisyphus e os autores integrem a nossa citação de fonte original e um link para o nosso site.
Política de auto-arquivo
É permitido aos autores o auto-arquivo da versão final publicada dos seus artigos em repositórios institucionais, temáticos ou páginas web pessoais e institucionais.
Subscritor DORA
O Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, editor da Sisyphus, é um dos subscritores da Declaração de São Francisco sobre Avaliação da Investigação (DORA).