Identidade Profissional e Prática Docente no Ensino da Língua Gestual Portuguesa em Portugal

Autores

  • Veronica Lima da Fonseca Almeida Departamento de Ensino Superior de Licenciatura em Letras – Língua Espanhola, Campus Ceilândia, Instituto Federal de Brasília, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5331-7736

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.32609

Palavras-chave:

ensino, língua gestual portuguesa, formação, trabalho, identidade profissional

Resumo

Partindo de uma perspetiva antropológica, pretende-se refletir sobre a educação de surdos e a formação da identidade profissional dos professores surdos e as suas práticas no ensino da Língua Gestual Portuguesa (LGP), em Portugal. Adotou-se a metodologia qualitativa exploratória, através de estudos de caso, em instituições do sistema de ensino público das cidades de Coimbra, Porto e Lisboa, realizando-se entrevistas e observação. Analisou-se práticas discursivas pela ótica da narrativa de posicionamentos que informaram o processo socio-histórico da identidade profissional e da prática docente no ensino de LGP, na atualidade. Os resultados mostram a formação da identidade profissional constituída por uma identidade relacional que articula as trajetórias de vida e o desenvolvimento da formação do professor de LGP, e apresenta práticas pedagógicas com diferentes formas de pedagogias no ensino de LGP com implicações políticas e institucionais do ensino formal da LGP.

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Biografia Autor

Veronica Lima da Fonseca Almeida, Departamento de Ensino Superior de Licenciatura em Letras – Língua Espanhola, Campus Ceilândia, Instituto Federal de Brasília, Brasil

Doutorado em Ciências da Educação (Universidade do Porto). Mestrado em Desenvolvimento Sustentável (Universidade de Brasília). Especialização em Atendimento e Educação de Surdos em Espaços Escolares (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) e em Língua Brasileira de Sinais (Faculdade Alvorada e Instituto de Estudos e Formação Especializada). Licenciada em Letras-Libras (Centro Universitário Leonardo da Vinci-Uniasselvi) e em Pedagogia (Universidade Estadual da Paraíba). Docente de LIBRAS do Instituto Federal de Brasília (IFB). Membro do grupo de investigação Inclusão Digital e Social para Pessoas Idosas (IFB60+) IFB/CNPq. Coordenadora/orientadora pesquisa PIBIC/FAPDF sobre Educação Bilíngue para surdos no DF no Ensino Superior  do IFB.

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Publicado

2024-02-29