Uma Análise do Andamento da Implementação dos ODS no Currículo de Alunos em Bairro da Periferia do Rio de Janeiro

Autores

  • Fernanda Fernandes de Meireles Programa de Pós-graduação stricto sensu em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7183-6847
  • José André Villas Boas Mello Programa de Pós-graduação stricto sensu em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0628-9664
  • Marcelo Oliveira Pereira Programa de Pós-graduação stricto sensu em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7487-7874

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.33594

Palavras-chave:

conhecimento poderoso, currículo, educação para os ODS

Resumo

Este estudo tem como objetivo verificar como tem sido a implementação de conceitos básicos sobre as metas estabelecidas até 2030 e como os alunos de um bairro da periferia do Rio de Janeiro estão construindo sua própria percepção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O artigo se faz necessário dado que a responsabilidade social e ética empresarial estão alicerçadas por uma educação alinhada ao olhar da sustentabilidade. Esse estudo é exploratório e de natureza qualitativa. O estudo evidenciou um alinhamento quanto à necessidade de repensar estratégias didáticas para trabalhar a temática na sala de aula. Ao comparar o conhecimento acerca dos ODS dos alunos de diferentes bairros dentro da mesma cidade, percebe-se que os mais afastados do centro estão menos emergentes, dada essa descontextualização dos ODS com a vida dos discentes. É necessário um maior debate dentro e fora das salas de aula, para uma construção da ciência acerca dos ODS, cuja temática é urgente. Conclui-se que os ODS devem ser debatidos com mais regularidade nas escolas para sanar e até incentivar os docentes a se envolverem com as metas, além de inseridos no currículo escolar de forma integrada a outros agentes sociais, de preferência com o apoio de programas compromissados em atingir as metas da agenda 2030.

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Biografias Autor

Fernanda Fernandes de Meireles, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Brasil

Mestranda em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos do Cefet-RJ. Possui Licenciatura em Matemática pela UFF (2017). Pós-graduação Lato Sensu em Docência Profissional e Tecnológica pelo IFES (2022) e em Educação Tecnológica pelo CEFET/RJ (2020). Atua há mais de 10 anos como professora do Ensino Médio Regular em escolas particulares em Nova Iguaçu/RJ.

José André Villas Boas Mello, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Brasil

Doutor em Engenharia de Transportes. Possui Licenciatura Plena para a docência no ensino fundamental e médio. Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1996). Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Tem experiência em coordenação de curso de graduação, participação em NDE e gerência acadêmica de campus. Editor Gerente da Revista Produção e Desenvolvimento desde 2015. Professor na Graduação em Engenharia e no Mestrado em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos do Cefet-RJ.

Marcelo Oliveira Pereira, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Brasil

Professor Associado do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) desde 2004. Possui licenciatura em Física pela UERJ e doutorado em Engenharia Nuclear na área de Física Nuclear Aplicada pela UFRJ. Desenvolve pesquisa em diversas áreas com trabalhos publicados em Física, Energias Renováveis, Meio Ambiente e Conservação de Bens Culturais. Também é bolsista de produtividade acadêmica da Fundação Cecierj, onde atua como Coordenador de Disciplina do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Atualmente faz parte do corpo docente permanente de programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos do CEFET/RJ.

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Publicado

2024-06-28