Uma Análise do Andamento da Implementação dos ODS no Currículo de Alunos em Bairro da Periferia do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.25749/sis.33594Palavras-chave:
conhecimento poderoso, currículo, educação para os ODSResumo
Este estudo tem como objetivo verificar como tem sido a implementação de conceitos básicos sobre as metas estabelecidas até 2030 e como os alunos de um bairro da periferia do Rio de Janeiro estão construindo sua própria percepção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O artigo se faz necessário dado que a responsabilidade social e ética empresarial estão alicerçadas por uma educação alinhada ao olhar da sustentabilidade. Esse estudo é exploratório e de natureza qualitativa. O estudo evidenciou um alinhamento quanto à necessidade de repensar estratégias didáticas para trabalhar a temática na sala de aula. Ao comparar o conhecimento acerca dos ODS dos alunos de diferentes bairros dentro da mesma cidade, percebe-se que os mais afastados do centro estão menos emergentes, dada essa descontextualização dos ODS com a vida dos discentes. É necessário um maior debate dentro e fora das salas de aula, para uma construção da ciência acerca dos ODS, cuja temática é urgente. Conclui-se que os ODS devem ser debatidos com mais regularidade nas escolas para sanar e até incentivar os docentes a se envolverem com as metas, além de inseridos no currículo escolar de forma integrada a outros agentes sociais, de preferência com o apoio de programas compromissados em atingir as metas da agenda 2030.
Downloads
Referências
Aashamar, P. N., & Klette, K. (2023). Powerful knowledge in the social studies classroom and beyond. Journal of Curriculum Studies, 55(4), 388-408. https://doi.org/10.1080/00220272.2023.2234427
Ahmed, N., Areche, F. O., Sheikh, A. A., & Lahiani, A. (2022b). Green Finance and Green Energy Nexus in ASEAN Countries: A Bootstrap Panel Causality Test. Energies, 15(14), 5068. https://doi.org/10.3390/en15145068
Ahmed, N., Sheikh, A. A., Hassan, B., Khan, S. N., Borda, R. C., Huamán, J. M. C., & Senkus, P. (2022a). The Role of Educating the Labor Force in Sustaining a Green Economy in MINT Countries: Panel Symmetric and Asymmetric Approach. Sustainability, 14(19), 12067. https://doi.org/10.3390/su141912067
Bastos, M. B. (2020). O saber-fazer do professor-sujeito como condição da Aprendizagem Terapêutica. In M. E. Pesaro, M. C. Kupfer & J. Davini (Eds.), Práticas Inclusivas II - Desafios para o ensino e a aprendizagem do aluno sujeito (pp. 51-68). Escuta.
Bose, S., & Khan, H. Z. (2022). Sustainable development goals (SDGs) reporting and the role of country-level institutional factors: An international evidence. Journal of Cleaner Production, 335, 130290. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2021.130290
Calabrese, A., Costa, R., & Rosati, F. (2016). Gender differences in customer expectations and perceptions of corporate social responsibility. Journal of Cleaner Production, 116, 135-149. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2015.12.100
Decreto n° 48.508 de 10 de maio de 2023 - Programa Estadual de Gestão de Resíduos Integrada e Desenvolvimento Sustentável. (2023). Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro. https://leisestaduais.com.br/rj/decreto-n-48508-2023-rio-de-janeiro-institui-o-programa-estadual-de-gestao-de-residuos-integrada-e-desenvolvimento-sustentavel-progride-e-da-outras-providencias
Dellaportas, S. (2006). Making a difference with a discrete course on accounting ethics. Journal of business ethics, 65, 391-404. https://doi.org/10.1007/s10551-006-0020-7
Diaz-Villavicencio, G. (2020). Educational Evaluation of the Federal University of Latin American Integration, Brazil. Revista Produção e Desenvolvimento, 6, 1-17. https://doi.org/10.32358/rpd.2020.v6.433
Elias, R. Z. (2004). An examination of business students' perception of corporate social responsibilities before and after bankruptcies. Journal of Business Ethics, 52, 267-281. https://doi.org/10.1023/B:BUSI.0000037558.74693.d5
Figueiró, P. S., & Raufflet, E. (2015). Sustainability in higher education: A systematic review with focus on management education. Journal of Cleaner Production, 106, 22-33. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2015.04.118
Frías-Aceituno, J. V., Rodríguez-Ariza, L., & García-Sánchez, I. M. (2013). Is integrated reporting determined by a country's legal system? An exploratory study. Journal of cleaner production, 44, 45-55. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2012.12.006
Gericke, N., Hudson, B., Olin-Scheller, C., & Stolare, M. (2018). Powerful knowledge, transformations and the need for empirical studies across school subjects. London Review of Education, 16(3), 428-444. https://doi.org/10.18546/LRE.16.3.06
Greenland, S., Saleem, M., Misra, R., & Mason, J. (2022). Sustainable management education and an empirical five pillar model of sustainability. The International Journal of Management Education, 20(3), 100658. https://doi.org/10.1016/j.ijme.2022.100658
Hahn, R., & Kühnen, M. (2013). Determinants of sustainability reporting: A review of results, trends, theory, and opportunities in an expanding field of research. Journal of cleaner production, 59, 5-21. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2013.07.005
Hudson, B., Gericke, N., Olin-Scheller, C., & Stolare, M. (2023). Trajectories of powerful knowledge and epistemic quality: Analysing the transformations from disciplines across school subjects. Journal of Curriculum Studies, 1-19. https://doi.org/10.1080/00220272.2023.2182164
Karakul, A. K. (2016). Educating labour force for a green economy and renewable energy jobs in Turkey: A quantitave approach. Renewable and Sustainable Energy Reviews, 63, 568-578. https://doi.org/10.1016/j.rser.2016.05.072
Kirby, A. (2020). Reconstructing Powerful Knowledge in an era of climate change. Revista Produção e Desenvolvimento, 6, 1-13. https://doi.org/10.32358/rpd.2020.v6.427
Lins, T., & Cardeal, T. D. L. (2023). Ações da biblioteca do CEAG como propulsora do ODS 4: educação de qualidade. Senac. DOC: revista de informação e conhecimento, 7(1), 6-15. https://www.senacdoc.senac.br/doc/article/view/101
Martínez‐Ferrero, J., & García‐Meca, E. (2020). Internal corporate governance strength as a mechanism for achieving sustainable development goals. Sustainable Development, 28(5), 1189-1198. https://doi.org/10.1002/sd.2068
Mello, J. A. V. B., Junior, O. D. O. S., de Oliveira Bernardes, B., & Magalhães, C. R. (2021). Visão Docente sobre Sustentabilidade em uma Instituição de Ensino Brasileira. Sisyphus – Journal of Education, 9(3), 108-124. https://doi.org/10.25749/sis.24938
Minayo, M. C. S. (2014). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. (14ª Edição). Hucitec.
Minayo, M. C. S., & Costa, A. P. (2019). Técnicas que fazem uso da Palavra, do Olhar e da Empatia: Pesquisa Qualitativa em Ação. (1ª Edição). Hucitec.
Morgan, J., & Lambert, D. (2017). For knowledge–but what knowledge? Confronting social realism’s curriculum problem. In B. Barrett, U. Hoadley & J. Morgan (Eds.), Knowledge, Curriculum and Equity (pp. 33-44). Routledge.
Muller, J. (2023). Powerful knowledge, disciplinary knowledge, curriculum knowledge: Educational knowledge in question. International Research in Geographical & Environmental Education, 32(1), 20-34. https://doi.org/10.1080/10382046.2022.2058349
Muller, J., & Young, M. (2019). Knowledge, power and powerful knowledge re-visited. The Curriculum Journal, 30(2), 196-214 https://doi.org/10.1080/09585176.2019.1570292
Naseer, S., Song, H., Chupradit, S., Maqbool, A., Hashim, N. A. A. N., & Vu, H. M. (2022). Does educated labor force is managing the green economy in BRCS? Fresh evidence from NARDL-PMG approach. Environmental Science and Pollution Research, 1-9. https://doi.org/10.1007/s11356-021-16834-7
Pereira, M. R. (2016). O nome atual do mal-estar docente. (1ª Edição). Fino Traço Editora.
Pizzi, S., Rosati, F., & Venturelli, A. (2021). The determinants of business contribution to the 2030 Agenda: Introducing the SDG Reporting Score. Business Strategy and the Environment, 30(1), 404-421. https://doi.org/10.1002/bse.2628
Quazi, A. M. (2003). Identifying the determinants of corporate managers’ perceived social obligations. Management Decision, 41(9), 822-831. https://doi.org/10.1108/00251740310488999
Rata, E. (2017). Connecting knowledge to democracy. In B. Barrett, U. Hoadley & J. Morgan (Eds.), Knowledge, curriculum and equity (pp. 19-32). Routledge.
Reverte, C. (2022). The importance of institutional differences among countries in SDGs achievement: A cross‐country empirical study. Sustainable Development, 30(6), 1882-1899. https://doi.org/10.1002/sd.2354
Rosário, A. T., & Dias, J. C. (2022). Sustainability and the digital transition: A literature review. Sustainability, 14(7), 4072. https://doi.org/10.3390/su14074072
Rosati, F., Costa, R., Calabrese, A., & Pedersen, E. R. G. (2018). Employee attitudes towards corporate social responsibility: a study on gender, age and educational level differences. Corporate Social Responsibility and Environmental Management, 25(6), 1306-1319. https://doi.org/10.1002/csr.1640
Silva, F. M. E. F., & Ferreira, M. L. A. (2024). The role of academic institutions in regional development: A bibliometric analysis. Revista Produção e Desenvolvimento, 10, e711. https://revistas.cefet-rj.br/index.php/producaoedesenvolvimento/article/view/711
Tarabini-Castellani, A. (2020) Presentación. Transiciones educativas y desigualdades sociales: una perspectiva sociológica. Papers: revista de sociologia, 105(2), 177-181. https://doi.org/10.5565/rev/papers.2825
van der Waal, J. W., & Thijssens, T. (2020). Corporate involvement in sustainable development goals: Exploring the territory. Journal of Cleaner Production, 252, 119625. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.119625
van Zanten, J. A., & van Tulder, R. (2018). Multinational enterprises and the Sustainable Development Goals: An institutional approach to corporate engagement. Journal of International Business Policy, 1, 208-233. https://doi.org/10.1057/s42214-018-0008-x
White, J. (2018). The weakness of 'powerful knowledge'. London Review of Education, 16(2), 325-335. https://doi.org/10.18546/LRE.16.2.11
Young, M. (1971). Knowledge and control: New directions for the sociology of education. Collier-Macmillan.
Young, M. (2007). Bringing knowledge back in: From social constructivism to social realism in the sociology of education. (1st Edition). Routledge.
Young, M. (2013). Overcoming the crisis in curriculum theory: A knowledge-based approach. Journal of Curriculum Studies, 45(2), 101-118. https://doi.org/10.1080/00220272.2013.764505
Zhao, W., Hafeez, M., Maqbool, A., Ullah, S., & Sohail, S. (2021). Analysis of income inequality and environmental pollution in BRICS using fresh asymmetric approach. Environmental Science and Pollution Research, 28, 51199-51209.. https://doi.org/10.1007/s11356-021-14209-6
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Sisyphus – Revista de Educação

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
O Copyright (c) pertence à Sisyphus – Journal of Education. No entanto, encorajamos que os artigos publicados na revista sejam publicados noutros lugares, desde que seja solicitada a autorização da Sisyphus e os autores integrem a nossa citação de fonte original e um link para o nosso site.
Política de auto-arquivo
É permitido aos autores o auto-arquivo da versão final publicada dos seus artigos em repositórios institucionais, temáticos ou páginas web pessoais e institucionais.
Subscritor DORA
O Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, editor da Sisyphus, é um dos subscritores da Declaração de São Francisco sobre Avaliação da Investigação (DORA).