Os Valores na Investigação Expressados por Professores e Investigadores de Estudos Pós-Graduados de uma Universidade Mexicana
DOI:
https://doi.org/10.25749/sis.34614Palavras-chave:
valores, pós-graduação, ética na investigaçãoResumo
É necessário desenvolver trabalhos que se foquem no valores inerentes ao processo de criação de conhecimento, a fim de fortalecer a formação de professores e investigadores de estudos pós-graduados. Este artigo decorre de um projeto em curso denominado “Ética Aplicada e Educação”. Como instrumento de recolha de dados aplicou-se um questionário a uma amostra de 291 professores e investigadores de uma universidade pública mexicana, que atuam em diversas áreas do conhecimento. A análise foi realizada através de uma leitura exaustiva que permitiu reconhecer e classificar valores e outros elementos axiológicos, organizados de acordo com a percentagem obtida. Os resultados mostram um núcleo estável de valores: Honestidade, Responsabilidade, Integridade Científica, Compromisso e Respeito. Destaca-se a preocupação com o desenvolvimento do pensamento crítico, a visão do trabalho dos professores e investigadores como um bem social e a necessidade de continuar a investigar os princípios éticos específicos de cada contexto disciplinar.
Downloads
Referências
Casado, M., Martínez Martín, M., & Neves, M. C. P. (2018). Declaració sobre ètica i integritat en la docència universitària. Edicions de la Universitat de Barcelona. https://diposit.ub.edu/dspace/handle/2445/119580
Douglas, H. (2023). The importance of values for science. Interdisciplinary Science Reviews, 48(2), 251-263. https://doi.org/10.1080/03080188.2023.2191559
Elliot, K. C. (2022). A Taxonomy of Transparency in Science. Canadian Journal of Philosophy, 52(3), 342-355. https://doi.org/10.1017/can.2020.21
Galicia, L., Balderrama, J., & Edel, R. (2017). Validez de contenido por juicio de expertos: propuesta de una herramienta virtual. Apertura, 9(2), 42-53. https://doi.org/10.32870/ap.v9n2.993
Guerra, C., Pinto-Cortez, C., Peña, F., Toro, E., Calia, C., Reid, C., & Grant, L. (2021). Un modelo para favorecer la ética y las buenas prácticas en investigación global e intercultural: aplicaciones en México y Chile. Persona Y Bioética, 25(2), e2524. https://doi.org/10.5294/pebi.2021.25.2.4
Hirsch, A. (2019). Valores de la ética de la investigación en opinión de académicos de posgrado de la Universidad Nacional Autónoma de México. Revista de la Educación Superior, 48(192), 49-66. https://doi.org/10.36857/resu.2019.192.928
Hirsch, A., & Pérez-Castro, J. (2019). Valores profesionales en el contexto universitario. Opiniones de los académicos de la Universidad Nacional Autónoma de México. Praxis Sociológica, 24, 61-78. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7051706
Hirsch-Adler, A., & Izarra-Vielma, D. (2022). Formación de investigadores en el posgrado en una universidad mexicana. Edetania, 61, 17-41. https://doi.org/10.46583/edetania_2022.61.981
Kasher, A. (2018). Academic Ethics, State Regulation and Political Anarchism. In Y. Dinstein (Ed.), Israel Yearbook on Human Rights (pp. 200-259). Brill / Nijhof.
Linville, C. L., Cairns, A. C., Garcia, T., Bridges, B., Herrington, J., Laverty, J. T., & Tanona, S. (2023). How Do Scientists Perceive the Relationship between Ethics and Science? A Pilot Study of Scientists Appeals to Values. Science and Engineering Ethics, 29, 15. https://doi.org/10.1007/s11948-023-00429-1
Resnik, D. B., & Elliot, K. C. (2023). Science, Values, and the New Demarcation Problem. Journal for General Philosophy of Science, 54, 259-286. https://doi.org/10.1007/s10838-022-09633-2
Reyes, A. (2022). Malas prácticas en la escritura científica. Fides et Ratio - Revista de Difusión cultural y científica de la Universidad La Salle en Bolivia, 23(23), 97-126. http://www.scielo.org.bo/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2071-081X2022000100006&lng=es&tlng=es
Science Europe. (2022). Position Statement: A Values Framework for the Organization of Research. Brussels, Belgium. https://doi.org/10.5281/zenodo.6637847
Shamoo, A. E., & Resnik, D. B. (2022). Responsible Conduct of Research. (4th Edition). Oxford University Press.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Sisyphus – Revista de Educação

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
O Copyright (c) pertence à Sisyphus – Journal of Education. No entanto, encorajamos que os artigos publicados na revista sejam publicados noutros lugares, desde que seja solicitada a autorização da Sisyphus e os autores integrem a nossa citação de fonte original e um link para o nosso site.
Política de auto-arquivo
É permitido aos autores o auto-arquivo da versão final publicada dos seus artigos em repositórios institucionais, temáticos ou páginas web pessoais e institucionais.
Subscritor DORA
O Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, editor da Sisyphus, é um dos subscritores da Declaração de São Francisco sobre Avaliação da Investigação (DORA).