"Ambientalização” dos Conteúdos Curriculares no Ensino Básico e Secundário
A Mudança Climática como Questão Sociocientífica
DOI:
https://doi.org/10.25749/sis.38260Palavras-chave:
educação ambiental, questões sociocientíficas, mudança climática, alfabetização científica, “ambientalização” dos conteúdos curricularesResumo
Este artigo apresenta uma proposta microcurricular no ensino de ciências para o ensino básico e secundário (sexto, sétimo, oitavo e décimo primeiros anos), com o objetivo de promover níveis de alfabetização científica, abordando como questão sociocientífica (QSC) as mudanças climáticas (MC) e “ambientalizando” os conteúdos curriculares. O estudo qualitativo utilizou análise de vídeos, discussões e pósteres informativos como técnicas de recolha de dados para avaliar a compreensão e o pensamento crítico dos alunos sobre as MC. Os resultados mostram que a integração das MC no ensino de ciências promove a compreensão conceitual, a reflexão crítica e a tomada de decisões informadas. A “ambientalização” dos conteúdos curriculares fortalece a consciência ecológica e a formação cidadã. Esta proposta contribui para o ensino de ciências ao fornecer estratégias replicáveis para o desenvolvimento da alfabetização em ciências ambientais em contextos escolares.
Downloads
Referências
Dillon, J. (2012). Chapter 71 - Science, the Environment and Education Beyond the Classroom. In B. J. Fraser, K. Tobin & C. J. McRobbie (Eds.), Second International Handbook of Science Education (pp. 1081-1096). Springer Dordrecht Heidelberg. https://doi.org/10.1007/978-1-4020-9041-7_71
Dillon, J., & Scott, W. (2002). Editorial - Perspectives on environmental education related research in science education. International Journal of Science Education, 24(11), 1111-1117. https://doi.org/10.1080/09500690210137737
Eilam, E. (2022). Climate change education: the problem with walking away from disciplines. Studies in Science Education, 58(2), 231-264. https://doi.org/10.1080/03057267.2021.2011589
Fachini de Souza, A. L., Grünfeld de Luca, A., Morais Piuco, N., & Goulart Outeiro, S. (2021). Aquecimento Global: Ameaça Real ou Farsa? Um Júri Simulado para Promover a Argumentação Científica acerca de uma Temática Ambiental Emergente. Mandacaru: Revista De Ensino De Ciências E Matemática, 1(1), 101-119. https://www.journals.ufrpe.br/index.php/mandacaru/article/view/4038
Houghton, J. T., Callander, B. A., & Varney, S. K. (1992). CO2 and climatic change: An overview of the science. Energy Conversion and Management, 34(9–11), 729-735. https://doi.org/10.1016/0196-8904(93)90014-2
Hung, C. (2014). Climate Change Education Knowing, doing and being. Routledge.
IPCC (2013). Glosario [Planton, S. (ed.)]. In Cambio Climático 2013. Bases físicas. Contribución del Grupo de trabajo I al Quinto Informe de Evaluación del Grupo Intergubernamental de Expertos sobre el Cambio Climático [Stocker, T. F., D. Qin, G.-K. Plattner, M. Tignor, S. K. Allen, J. Boschung, A. Nauels, Y. Xia, V. Bex y P. M. Midgley (eds.)]. Cambridge University Press.
Istyadji, M., & Sauqina (2022). Conception of scientific literacy in the development of scientific literacy assessment tools: A systematic theoretical review. Journal of Turkish Science Education, 20(2), 281-308. https://doi.org/10.36681/tused.2023.016
Jiménez-Aleixandre, M. (2010). 10 ideas clave. Competencias en argumentación y uso de pruebas. Graó.
Krippendorff, K. (1990). Metodología de análisis de contenido. Teoría y práctica. Paidós.
Loureiro, C. F., & Lima, J. G. S. (2009). Educação ambiental e educação científica na perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS): Pilares para uma educação crítica. Acta Scientiae, 11(1), 88-100. http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/57
Martínez, L. F. (2014). Cuestiones socio científicas en la formación de profesores de ciencias: aportes y desafíos. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, 36, 77-94. https://revistas.upn.edu.co/index.php/TED/article/view/2913
Martínez Losada, C. (2010). La percepción medioambiental del profesorado de primaria en el tema de la nutrición humana. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 7 (Número Extraordinario), 286-296. https://revistas.uca.es/index.php/eureka/article/view/2650/2299
Martínez, L. F., & Parga, D. L. (2014). Formación permanente de profesores en la interfaz universidad-escuela: Currículo, fundamentos y roles. Una experiencia en construcción. Editorial Universidad Pedagógica Nacional.
Mora, W. M. (2013). Educación en ciencias y educación ambiental: necesidad de una relación mutuamente beneficiosa. Revista EDUCyT, Número Extraordinario, 134-148.
Mora, W. M. (2024). Articulación entre educación ambiental y educación en ciencias en escenarios de Cambio Global: Aportes a una educación resiliente pos-sostenibilidad, desde una didáctica centrada en “Cuestiones Socio Ambientales”. In D. L. Parga, P. N. Zapata & R. N. Tuay (Comps.), Educación en ciencias y matemáticas: contextos, desafíos y oportunidades. XVII Cátedra Doctoral en Educación y Pedagogía (pp. 185-224). Doctorado Interinstitucional el Educación. Editorial Universidad Pedagógica Nacional. http://hdl.handle.net/20.500.12209/19575
Mora, W. M., & Parga, D. L. (2023). Estudio documental exploratorio de la política colombiana en educación en cambio climático. Memorias II Congreso Internacional Gestión Integral Frente al Cambio Climático. 10-12 de mayo de 2023. Editorial Uniguajira.
Neves, A. T., Boaventura, D., & Galvão, C. (2023). Perceções dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o Contributo da Ciência Cidadã para a Educação em Alterações Climáticas. Sisyphus - Journal of Education, 11(2), 108-138. https://doi.org/10.25749/sis.28569
Parga, D. L. (2019). Conhecimento didático do conteúdo ambientalizado na formação inicial do professor de química na Colômbia. (Doutorado em Educação para a Ciência). Universidade Estadual Paulista – UNESP, “Júlio de Mesquita Filho”, Brasil. http://hdl.handle.net/11449/190931
Parga, D. L. (2022). Del CTSA educativo a la ambientalización del contenido y la formación ciudadana ambiental. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad - CTS, 17(51), 117-140. https://ojs.revistacts.net/index.php/CTS/article/view/322
Parga, D. L. (2024). Mecanismos de ambientalización en la educación en ciencias. El caso de la educación química en interacción con la educación para la sustentabilidad ambiental. In D. L. Parga, P. N. Zapata & R. N. Tuay (Comps.), Educación en ciencias y matemáticas: contextos, desafíos y oportunidades. XVII Cátedra Doctoral en Educación y Pedagogía. Doctorado Interinstitucional el Educación (pp. 185-224). Editorial Universidad Pedagógica Nacional. http://hdl.handle.net/20.500.12209/19575
Parga, D. L., & Pinzón, Y. A. (2014). El currículo del programa de formación de profesores en la interfaz universidad-escuela. In L. F. Martínez & D. L. Parga (Eds.), Formación permanente de profesores en la interfaz universidad-escuela: Currículo, fundamentos y roles. Una experiencia em construcción (pp. 39-71). Editorial Universidad Pedagógica Nacional.
República de Colombia. (2024). Ley 2427 de septiembre 9 de 2024. https://acortar.link/NzGKZe
Sacristan, J. G. (1998). El curriculum: una reflexión sobre la práctica. Morata.
Tantan, M., Kutur, K., Aslan, H., Koşar, B., & Soyut, H. (2022). Investigation of Universal Science Literacy Levels of Primary School Teacher Candidates. International Online Journal of Educational Sciences, 12(4), 1058-1074.
Torres, N. (2014). Pensamiento crítico y cuestiones socio-científicas: un estudio en escenarios de formación docente (Tesis Doctoral). Universidad de Valencia, España. http://hdl.handle.net/10550/36116
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Sisyphus – Revista de Educação

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
O Copyright (c) pertence à Sisyphus – Journal of Education. No entanto, encorajamos que os artigos publicados na revista sejam publicados noutros lugares, desde que seja solicitada a autorização da Sisyphus e os autores integrem a nossa citação de fonte original e um link para o nosso site.
Política de auto-arquivo
É permitido aos autores o auto-arquivo da versão final publicada dos seus artigos em repositórios institucionais, temáticos ou páginas web pessoais e institucionais.
Subscritor DORA
O Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, editor da Sisyphus, é um dos subscritores da Declaração de São Francisco sobre Avaliação da Investigação (DORA).