A educação em ciências e a sua relação com outras educações num cenário de mudanças globais
DOI:
https://doi.org/10.25749/sis.40525Palavras-chave:
educação em ciências, questões sociocientíficas, antropoceno, ciência socialmente responsávelResumo
O século XXI enfrenta crises tecnológicas, bélicas e ambientais que exigem um “reset humano” para redefinir o futuro da humanidade. A educação em ciências deve passar por um giro sociopolítico e cultural, promovendo diversidade epistémica sem cair na irracionalidade, e enfrentar desafios como a desinformação e o negacionismo. Este número da revista Sisyphus reúne estudos qualitativos de investigadores de diversos países sobre educação científica e suas interseções com arte, interculturalidade, ecofeminismo e decolonialidade. Os artigos exploram temas como alfabetização científica, interdisciplinaridade, ensino inclusivo e sustentabilidade, destacando a necessidade de uma ciência socialmente responsável para enfrentar os desafios do Antropoceno.
Downloads
Referências
n.a.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Sisyphus – Revista de Educação

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
O Copyright (c) pertence à Sisyphus – Journal of Education. No entanto, encorajamos que os artigos publicados na revista sejam publicados noutros lugares, desde que seja solicitada a autorização da Sisyphus e os autores integrem a nossa citação de fonte original e um link para o nosso site.
Política de auto-arquivo
É permitido aos autores o auto-arquivo da versão final publicada dos seus artigos em repositórios institucionais, temáticos ou páginas web pessoais e institucionais.
Subscritor DORA
O Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, editor da Sisyphus, é um dos subscritores da Declaração de São Francisco sobre Avaliação da Investigação (DORA).