A educação em ciências e a sua relação com outras educações num cenário de mudanças globais

Autores

  • William Manuel Mora-Penagos Doctorado Interinstitucional en Educación, Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Colômbia

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.40525

Palavras-chave:

educação em ciências, questões sociocientíficas, antropoceno, ciência socialmente responsável

Resumo

O século XXI enfrenta crises tecnológicas, bélicas e ambientais que exigem um “reset humano” para redefinir o futuro da humanidade. A educação em ciências deve passar por um giro sociopolítico e cultural, promovendo diversidade epistémica sem cair na irracionalidade, e enfrentar desafios como a desinformação e o negacionismo. Este número da revista Sisyphus reúne estudos qualitativos de investigadores de diversos países sobre educação científica e suas interseções com arte, interculturalidade, ecofeminismo e decolonialidade. Os artigos exploram temas como alfabetização científica, interdisciplinaridade, ensino inclusivo e sustentabilidade, destacando a necessidade de uma ciência socialmente responsável para enfrentar os desafios do Antropoceno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

n.a.

Publicado

2025-02-28