A SUPERVISÃO NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA – ESTUDOS DE CASO NA REDE SOLIDÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14400Abstract
Com o estudo apresentado pretendeu-se, abordando a realidade específica das instituições integradas na rede solidária do sistema de ensino português, compreender qual o contributo do supervisor para a promoção da qualidade educativa.
Com base numa metodologia investigativa de estudos de caso múltiplos, o estudo contou com treze educadoras de infância e com os três diretores técnicos de três instituições do distrito de Leiria.
A sociedade atual tem evoluído bastante no sentido da qualidade, o que dificulta, por vezes, que possamos compreender o papel do supervisor neste mundo educativo no qual coordenadores pedagógicos, diretores técnicos e educadores de infância, desempenham funções supervisivas vitais nas instituições da rede solidária e reconhecem o papel da supervisão como contributo para a melhoria qualitativa.
De um modo geral, o que o estudo sugere é que as práticas de supervisão existem mas necessitam, acima de tudo, de uma mudança ao nível da formação dos técnicos e de uma maior consciencialização face ao importante papel que esta pode representar. É, pois, imprescindível que os técnicos que a desenvolvem tenham consciência do importante papel que desempenham no quotidiano da educação de infância e nas práticas de supervisão desenvolvidas no Terceiro Sector, conhecimento das funções que exercem e dominem técnicas e estratégias adequadas a cada contexto.
Palavras-chave: Supervisão, Coordenação pedagógica, Educação de infância, IPSS, Rede solidária, Qualidade Educativa
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors publishing in this journal agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the article simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing of the work with acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted to enter into additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the article published in this journal (e.g., publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors have permission and are encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal webpage) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work.
