AVALIAÇÃO DA MICROBIOTA EM BACALHAU ULTRACONGELADO EMBALADO EM VÁCUO DÍSPONIVEL NO COMÉRCIO

Autores

  • Ana Barros
  • Ana Neves

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i2.14426

Resumo

Com este estudo pretendeu-se avaliar a microbiota de bacalhau ultracongelado embalado em vácuo à venda no comércio. A avaliação da qualidade e segurança microbiológica de quatro amostras (cinco unidades por amostra) de postas de bacalhau (Gadus morhua) ultracongelado embalado em vácuo, foi efetuada através da contagem e pesquisa de microrganismos indicadores de qualidade, higiene e de segurança. A avaliação das populações microbianas a 30°C mostrou níveis médios entre 6,3 e 7,95 log de u.f.c./g, estando as bactérias do género Pseudomonas presentes em níveis médios entre 2,4 e 7,12 log u.f.c./g. No âmbito dos microrganismos indicadores de higiene, não foram encontradas bactérias da espécie Escherichia coli, mas a pesquisa revelou a presença de enterococos até 10-3g de bacalhau. No entanto, a segurança deste tipo de produto alimentar ficou demonstrada em todas as amostras analisadas pela ausência de esporos de clostrídios sulfito redutores, de Staphylococcus coagulase positiva, de Salmonella spp e de Listeria monocytogenes.
Os resultados obtidos neste estudo evidenciam a importância das matérias-primas e da manutenção das condições de higiene para garantir e a qualidade e segurança destes produtos.


Palavras-chave: Gadus morhua, ultracongelado, vácuo, microbiota.

Downloads

Como Citar

Barros, A., & Neves, A. (2016). AVALIAÇÃO DA MICROBIOTA EM BACALHAU ULTRACONGELADO EMBALADO EM VÁCUO DÍSPONIVEL NO COMÉRCIO. Revista Da UI_IPSantarém, 4(2), 143–148. https://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i2.14426

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)