"AmEmail": Um cliente de email baseado em CMS e desenho EDATF
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21997Palavras-chave:
CMS, EDATF, email, POP/IMAP, technostressResumo
Este artigo descreve um sistema de software, designado de "AmEmail", para o consumo automático de correio eletrónico, com publicação das mensagens identificadas em CMS (Content Management System) que funciona como a interface para a procura, visualização, anotação e navegação pelos emails. O sistema suporta um número ilimitado de contas de correio e a publicação simultânea em múltiplos CMSs. Existe a percepção de que há muitas alternativas ao correio eletrónico. O artigo argumenta outra perspetiva e fundamenta a sanidade de uma abordagem "EDATF" ("Email Data Access and Transparency First"), num contexto em que os utilizadores cada vez cedem mais controlo, e operam a níveis mais abstratos, no fio da navalha de eventos que lhes causarão technostress. Com este sistema, fica disponível uma forma significativamente diferente de consumir email, com apresentação e funcionalidades que devolvem aos utilizadores algum controlo sobre os seus dados. Esta é uma nova abordagem, com graus de liberdade extra, para além da "inbox" convencional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.