O meta-dataset AmTriangle para experiências com Supervised Machine Learning

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v9.i4.26211

Palavras-chave:

AmTriangle, dataset, Python code, KNN, supervised learning

Resumo

Este artigo apresenta a primeira versão de um meta-dataset, designado de "AmTriangle", e de um conjunto de ferramentas relacionadas, concebidas para a introdução e experimentação de situações relacionadas com "supervised machine learning"/aprendizagem-máquina supervisionada.

É um "meta-dataset", porque é um instrumento para a geração de conjuntos de amostras (datasets), tantas quantas se desejar, devidamente classificadas. Cada amostra é um triângulo, classificado como "acute", "obtuse" ou "right", consoante seja "agudo", "obtuso" ou "reto", conforme convencionado em trigonometria.

Um dataset gerado pode ser utilizado para "ensinar" a classificar novas amostras, por diferentes técnicas, como KNN ou redes neuronais; os resultados dependem de opções, discutidas. O artigo faz paralelos com outros datasets: os "triângulos" poderiam ser outros objetos, abordáveis por analogia.

Capa: O meta-dataset AmTriangle para experiências com Supervised Machine Learning

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Marques, A. (2021). O meta-dataset AmTriangle para experiências com Supervised Machine Learning. Revista Da UI_IPSantarém, 9(4), 58–68. https://doi.org/10.25746/ruiips.v9.i4.26211

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)