Processamento de linguagem natural aplicado à inteligência artificial
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v9.i4.26213Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Estilometria, Machine Learning, Natural Language ProcessingResumo
Este artigo tem a finalidade de apresentar o tópico denominado por “Processamento de linguagem natural aplicado à inteligência artificial”. Tem como objetivos divulgar os seguintes itens: Conceitos, nomeadamente o Teorema de Bayes, Jaccard Index, Matplotlib, NLP, e ferramentas como o NLTK; “Chi-Square”, “NumPy” - onde será abordada a definição de cada; “SpaCy” – onde serão explicados os conceitos inerentes a este pacote. Para tal recorreu-se à revisão bibliográfica para a pesquisa de artigos relacionados com o exemplo inerente ao processamento de linguagem natural com “Machine Learning”, e utilizou-se um exemplo de um algoritmo de estilometria realizado no âmbito da unidade curricular de Inteligência Artificial, lecionada pelo docente Artur Marques.

Downloads
Publicado
Como Citar
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.