Protocolo de intervenção à Pessoa com Asma/ DPOC na Unidade de Cuidados na Comunidade de Santarém
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v9.i1.24843Palavras-chave:
DPOC, Empowerment, Enfermagem de Reabilitação, Reabilitação RespiratóriaResumo
Em Portugal as Doenças Respiratórias Cronicas são uma das principais causas de morbilidade e mortalidade, com tendência para aumento da sua prevalência. O Protocolo de Reabilitação Respiratória na Unidade de Cuidados na Comunidade de Santarém perspetiva efeitos benéficos na qualidade de vida das pessoas com esta patologia e na utilização dos serviços de saúde. Projetado segundo a Metodologia do Planeamento em Saúde, decorreu durante o ano de 2019 e primeiro trimestre de 2020, com as atividades diagnósticas. As atividades diagnósticas identificam um grupo alvo de 2445 pessoas, com os diagnósticos médicos de Asma/ DPOC com possível necessidade de cuidados de reabilitação respiratória. A limitação física característica da doença são uma preocupação, assim como a adesão/ gestão do regime terapêutico e a própria adesão à reabilitação respiratória. Assim, propomo-nos demonstrar a importância do Protocolo de Reabilitação Respiratória das pessoas com Asma/ DPOC, com vista ao seu empowerment.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.