REFLETINDO EM CUIDADOS CONTINUADOS: O ENFERMEIRO ESPECIALISTA EM ENFERMAGEM COMUNITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i1.19892Palavras-chave:
Aprendizagem, Cuidados continuados, Enfermagem comunitária, ReflexãoResumo
Numa sociedade em constante mutação, a educação emerge, num paradigma sistémico, como instrumento capaz de construir um sistema de valores, permitindo a aquisição de conhecimentos e capacidades necessárias ao exercício da cidadania.
Neste sentido, perspetivando a evolução do autoconhecimento ao nível do ensino pós-graduado, apresenta-se neste artigo a reflexão crítica, como metodologia utilizada numa unidade curricular de opção em Cuidados Continuados. Ancorada em referenciais, contribui para a construção de competências que possibilitam um exercício profissional assente num agir cada vez mais diferenciado, perspetivando o desenvolvimento de uma prática clínica especializada em Enfermagem Comunitária. Esta estratégia possibilitou perspetivar processos de tomada de decisão em situações complexas em contextos de cuidados continuados, procurando sistematizar novas aprendizagens/ perspetivas de intervenção, equacionando alternativas e opções. Foi valorizada pelos estudantes, mobilizando para a mesma a conceção teórica, por referência ao desenvolvimento do conhecimento em enfermagem, atendendo à diversidade e singularidade dos seus interesses individuais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.