Ciclo cultural do Milho: análise da cobertura vegetal utilizando índices de vegetação derivados do Sentinel-2
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i3.32349Palavras-chave:
EVI, imagens multiespectrais, NDRE, NDVI, vigor vegetativoResumo
Os índices de vegetação são hoje amplamente utilizados para avaliar e caracterizar a cobertura vegetal. Na agricultura estes índices permitem obter informações ao longo do ciclo cultural e atuar oportunamente, caso se justifique.
Neste estudo foram calculados diferentes índices de vegetação (NDVI - Normalized Difference Vegetation Index, NDRE - Normalized Difference Red Edge Index, EVI - Enhanced Vegetation Index) para avaliação do vigor vegetativo. Estes índices foram obtidos a partir de imagens do satélite Sentinel-2, da Agência Espacial Europeia, de maio a setembro de 2021. Esta análise incidiu sobre a cultura do milho, numa parcela situada no Ribatejo (38.994975°; -8.369681°). No processamento dos dados foram utilizados os softwares ArcGis TM e Microsoft Excel.
Este trabalho tem como objetivos: a) desenvolver mapas temáticos de índice de vegetação para avaliar a produtividade da cultura do milho; b) analisar o comportamento dos índices de vegetação ao longo do ciclo cultural; c) perceber qual ou quais os índices que são mais confiáveis nas fases mais avançadas do ciclo cultural.
A correlação entre o NDVI e o EVI foi forte (r=0,95) mas o EVI evidenciou diferenças na refletância do milho em fases do ciclo cultural em que o NDVI mostrou saturação. O NDRE apresentou uma forte correlação com o NDVI (r=0,99). Nas fases do ciclo cultural em que a cobertura do solo fica mais densa, principalmente na fase vegetativa da floração, o NDRE superou o EVI e o NDVI, mostrando ser eficiente na deteção espacial das diferenças do vigor vegetativo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Anabela Grifo, António Palminha, Albertina Ferreira

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.