Os “Intertextos” Explícitos na Obra de Ana Teresa Pereira: Elementos paratextuais que unificam os mundos paralelos

Authors

  • Anabela Naia Sardo

Keywords:

Ana Teresa Pereira, obra literária, intertextos explícitos, elementos paratextuais

Abstract

O universo, que circunscreve a obra da escritora portuguesa Ana Teresa Pereira, compõe-se de constantes e obsessivas enunciações, provenientes do diálogo que os textos estabelecem com a Literatura e com outras formas de Arte, um intercurso obsessivo, todavia coeso e revelador de uma excecional cultura que permite a construção de um mundo e linguagem muito especiais. Estes elementos constituem aquilo a que chamamos, adotando a expressão de Rui Magalhães, “sistema poético” pereiriano.
Analisando a presença e ação de intertextos, que se manifestam de forma explícita, o objetivo deste artigo será refletir sobre a forma como se entrecruzam e interpenetram estes “mundos paralelos”, o universo pereiriano e o de “todas as artes”, essencialmente aquelas que circunscrevem as narrativas desta escritora (a Literatura, o Cinema, a Pintura e a Música), conduzindo a intertextualidade àquilo a que Rui Magalhães magistralmente apelidou “unitextualidade”.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Bibliografia de Ana Teresa Pereira

- (1989). Matar a Imagem. Lisboa: Editorial Caminho, SA, Coleção Caminho PolicialISBN 972-21-0432-2.

- (1990). As Personagens. Lisboa: Editorial Caminho, SA, Coleção O Campo da Palavra. ISBN: 972-21-0469-1.

- (1991). A Última História. Lisboa: Editorial Caminho, SA, Coleção Caminho Policial. ISBN: 972-21-0578-7.

- (1993). A Cidade Fantasma. Lisboa: Editorial Caminho, SA Coleção Caminho Policial. ISBN: 972- 21-0813-1.

- (1996a). Num Lugar Solitário. Lisboa: Editorial Caminho, SA, Coleção Caminho Policial. ISBN: 972-21-1061-6.

- (1996b). Fairy Tales. Lisboa: Black Son Editores. Depósito Legal n.º 104 149/96.

- (1997a). A Noite Mais Escura da Alma. Lisboa: Editorial Caminho, S.A., Coleção O Campo da Palavra. ISBN: 972-21-1135-3.

- (1997b). A Coisa Que Eu Sou. Lisboa: Relógio d‟ Água Editores). Depósito Legal n.º: 118377/97.

- (1998a). As Rosas Mortas. Lisboa: Relógio d‟ Água Editores. Depósito Legal n.º: 125326/98.

- (1998b). A Noite Mais Escura da Alma. Lisboa: Círculo de Leitores.

- (1999). O Rosto de Deus. Lisboa: Relógio d‟ Água Editores. Depósito Legal n.º: 139050/99.

- (2000a). Se Eu Morrer Antes de Acordar. Lisboa: Relógio d‟ Água Editores. Depósito Legal n.º: 152716/00.

- (2000b) Até Que a Morte Nos Separe. Lisboa: Relógio d‟ Água Editores. Depósito Legal n.º: 158759/00.

- 2000c) O Vale dos Malditos. Lisboa: Black Son Editores.

- (2001a) A Dança dos Fantasmas. Lisboa: Relógio d‟ Água Editores). Depósito Legal n.º: 172270/01.

- (2001b). A Linguagem dos Pássaros. Lisboa: Relógio d‟ Água Editores. Depósito Legal n.º: 171517/01.

- (2002a). O Ponto de Vista dos Demónios. Lisboa: Relógio d‟ Água Editores). Depósito Legal n.º: 187546/02.

- (2002b). Intimações de Morte. Lisboa: Relógio d‟ Água Editores. Depósito Legal n.º: 188335/02.

- (2003). Contos de Ana Teresa Pereira. Lisboa: Relógio d‟Água Editores). Depósito Legal n.º: 202326/2003.

- (2004). Se Nos Encontrarmos de Novo. Lisboa: Relógio d‟Água Editores. Depósito Legal n.º: 219139/04.

- (2005a). O Mar de Gelo. Lisboa: Relógio d‟ Água Editores. Depósito Legal n.º: 234666/05.

- (2005b). O Sentido da Neve. Lisboa: Relógio d‟ Água Editores. Depósito Legal n.º: 227445/05.

- (2006a). Histórias Policiais. Lisboa: Relógio d‟Água Editores. Depósito Legal n.º: 243253/06.

- (2006b). A Neve. Lisboa: Relógio d‟ Água Editores. Depósito Legal n.º: 249475/06.

- (2007). Quando Atravessares o Rio. Lisboa: Relógio d‟ Água Editores, (109 pp.). Depósito Legal n.º: 258573/07.

- (2008a). O Fim de Lizzie. Lisboa: Biblioteca Editores Independentes, Lisboa: Relógio D‟Água Editores. ISBN: 978-989-641-024-7.

- (2008b). O Verão Selvagem dos Teus Olhos. Lisboa: Relógio D‟Água Editores. Depósito Legal n.º: 23871/08.

- (2009a). As Duas Casas. Lisboa: Relógio D‟Água Editores. Depósito Legal n.º: 293111/09.

- (2009b). O Fim de Lizzie e Outras Histórias. Lisboa: Relógio D‟Água Editores. Depósito Legal n.º: 320441/09.

- (2010a). Inverness. Lisboa: Relógio D‟Água Editores. Depósito Legal n.º: 310/205/10.

- (2010b). A Outra. Lisboa: Relógio D‟Água Editores. Depósito Legal n.º: 316181/10.

- (2010c). Los Monstruos; Os Monstros; Les Monstres. Edição trilingue. Canárias: Horizontes Insulares. ISBN: 978-84-7947-552-9 (obra completa). ISBN: 978-7947-561-1 (Vol. 9); Depósito Legal: TF 995-2010 (Vol. 9).

- (2011a). A Pantera. Lisboa: Relógio D‟Água Editores. Depósito Legal n.º: 327271/11. (2011b). O Lago. Lisboa: Relógio D‟Água Editores. ISBN: 978-989-641-266-1.

- (2012). Si nos encontramos de nuevo. Tradução de Silvia Capón Sánchez, Espanha: Baile del Sol; ISBN: 978-84-15019-85-5.

- (2013). As Longas Tardes de Chuva em Nova Orleães. Lisboa: Relógio D‟Água Editores. ISBN: 978-989-641-388-0.

- (2014). As Velas da Noite. Lisboa: Relógio D‟Água Editores. ISBN: 978-989-641-447-4.

Outras referências bibliográficas

- Barbas, Helena (2003). “Anjos mais ou menos caídos, dois livros de Ana Teresa Pereira com sombras de Irish Murdoch”. Expresso, Cartaz n.º 1588, 03 de abril, p. 48.

- Barnes, Rachel (1998). The Pre-Raphaelites and Their World. London: Published by Tate Gallery Publishing Ltd.

- Baker, Cathy (2008/2012). “The Mysterious Models of John William Waterhouse”. Disponível em: <http://www.johnwilliamwaterhouse.com/m/articles/50015/>. Consultado a 18/12/2012.

- BÍBLIA, (1998), Nova Bíblia dos Capuchinhos. Lisboa/Fátima: Difusora Pública.

- Catalão, Rui (2010). “Esta inquietante estranheza”, Público, 30/06/2010.

- Coelho, Alexandra Lucas (1999). “Normalmente sou vampiresca”. Público, Leituras, 17 de julho, pp. 1-3.

- Darwin, Emma (2208). “Celebrating Antonia Forest: the grown-up children‟s author.” Disponível em: <https://vulpeslibris.wordpress.com/author/emmadarwin/>. Consultado a 24/03/2015.

- Freitas, Manuel (2012). “O Lago”. Expresso, Atual, 28 de janeiro. Também disponível em:

- <http://www.arlindo-correia.com/ana_teresa_pereira_1.html>. Consultado a 17/02/2012.

- García-Bermejo, J. M. Faerna (Dir.)

- (1996a). A Era dos Impressionistas. Madrid: Globus Comunicación, S.A.

- (1996b). Grandes Pintores do Séc. XX. Madrid: Globus Comunicación, S.A.

- Gibson, Michael (1999). El Simbolismo. Taschen. ISBN: 3-8228-6783-7.

- Hurtado, Ana (2012). “Tree of Night and Other Stories”, Pepriphery 50, Art & Literary Magazine, 18 October, Drake University in Des Moines, IA. Disponível em <http://peripheryjournal.com/2012/10/18/216/>. Consultado a 22 de abril de 2015.

- Lucas, Isabel (2014). “Podia ser actriz. Mas para quê se pode ser escritora?”, Público, Ípsilon, 03/10. Também disponível em <http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/podia-ser-actriz-mas-para-que-se-pode-ser-escritora-1671222>.

- Martinho, Cristina (s/d). Articulações do Duplo na Literatura Fantástica do Século XIX. Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos. Disponível em <http://www.filologia.org.br/viicnlf/anais/caderno09-04.html>. Consultado a 10/01/2015.

- Nunes, Maria Leonor (2008). O outro lado do espelho. JL Jornal de Letras, Artes e Ideias, 13 a 26 de agosto, pp. 10-11.

- Partsch, Susanna (1993). Klee. Colónia: Taschen. IBSN: 3- 8228-0498-3.

- Reis, Amândio (2014). A Aprendizagem dos Substitutos II „Um mundo fora do mundo: Sobre Ana Teresa Pereira e O Lago’ / „A world outside of the world‟: on Ana Teresa Pereira and O Lago’. Cine Qua Non (Bilingual Arts Magazine), n.º 8, pp. 136-157. Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL). ISSN 1647-4198. Disponível em: <http://www.academia.edu/10620213/_Um_mundo_fora_do_mundo_Sobre_Ana_Teresa_Pereira_e_O_Lago_A_world_outside_of_the_world_on_Ana_Teresa_Pereira_and_O_Lago>.

- Santos, Hugo Pinto (2013). A rapariga que falava de Deus entre as plantas carnívoras. A história dos romances de Ana Teresa Pereira é a da apropriação da ficção pela criação do real. Público, Ípsilon, 13 de dezembro.

- Sardo, Anabela, (2001). A temática do amor na obra de Ana Teresa Pereira. Dissertação de Mestrado, Aveiro: Universidade de Aveiro.

- (2013). A Audácia de Ser Diferente: a Escrita Obsessiva de Ana Teresa Pereira. Tese de Doutoramento, Aveiro: Universidade de Aveiro.

- Silva, José Mário, (2010). Uma visão de O Fim de Lizzie. 10 de janeiro. Disponível em: <http://anateresapereira.wordpress.com/criticas-a-livros/uma-visao-de-o-fim-de-lizzie/>. Consultado a 10/05/2012).

- (2011a). A Outra: o ponto de vista do fantasma. Expresso, Actual, 21 de janeiro. (Disponível em: . Consultado em 13/12/2011).

- (2011b). A Pantera. Expresso – Actual, n.º 2018, 02de julho, p. 15.

- (2013). Como o fio de uma teia. Ana Teresa Pereira regressa com mais uma novela „teatral‟ e um breve ciclo de três contos fantásticos. Expresso, Atual, n.º 2146, 14 de dezembro.Silva, Vítor M. de Aguiar e (1997), Teoria da Literatura. Coimbra: Livraria Almedina. Depósito Legal: 18685/87.

- Styron, William (1984), In Celebration of Capote. Vanity Fair Magazine, dezembro. Disponível em: <http://www.vanityfair.com/news/1984/12/styron-198412>. Consultado a 15/04/2015>.

- Tate Gallery (1988). The Tate Gallery 1984-86: Illustrated Catalogue of Acquisitions Including Supplement to Catalogue of Acquisitions 1982-84. London: Tate Gallery, pp. 262-3.

Published

2016-01-29

How to Cite

Sardo, A. N. (2016). Os “Intertextos” Explícitos na Obra de Ana Teresa Pereira: Elementos paratextuais que unificam os mundos paralelos. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (49), 7–37. Retrieved from https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8076

Issue

Section

Articles