Os “Intertextos” Explícitos na Obra de Ana Teresa Pereira: Elementos paratextuais que unificam os mundos paralelos
Keywords:
Ana Teresa Pereira, obra literária, intertextos explícitos, elementos paratextuaisAbstract
O universo, que circunscreve a obra da escritora portuguesa Ana Teresa Pereira, compõe-se de constantes e obsessivas enunciações, provenientes do diálogo que os textos estabelecem com a Literatura e com outras formas de Arte, um intercurso obsessivo, todavia coeso e revelador de uma excecional cultura que permite a construção de um mundo e linguagem muito especiais. Estes elementos constituem aquilo a que chamamos, adotando a expressão de Rui Magalhães, “sistema poético” pereiriano.
Analisando a presença e ação de intertextos, que se manifestam de forma explícita, o objetivo deste artigo será refletir sobre a forma como se entrecruzam e interpenetram estes “mundos paralelos”, o universo pereiriano e o de “todas as artes”, essencialmente aquelas que circunscrevem as narrativas desta escritora (a Literatura, o Cinema, a Pintura e a Música), conduzindo a intertextualidade àquilo a que Rui Magalhães magistralmente apelidou “unitextualidade”.
Downloads
References
Bibliografia de Ana Teresa Pereira
- (1989). Matar a Imagem. Lisboa: Editorial Caminho, SA, Coleção Caminho PolicialISBN 972-21-0432-2.
- (1990). As Personagens. Lisboa: Editorial Caminho, SA, Coleção O Campo da Palavra. ISBN: 972-21-0469-1.
- (1991). A Última História. Lisboa: Editorial Caminho, SA, Coleção Caminho Policial. ISBN: 972-21-0578-7.
- (1993). A Cidade Fantasma. Lisboa: Editorial Caminho, SA Coleção Caminho Policial. ISBN: 972- 21-0813-1.
- (1996a). Num Lugar Solitário. Lisboa: Editorial Caminho, SA, Coleção Caminho Policial. ISBN: 972-21-1061-6.
- (1996b). Fairy Tales. Lisboa: Black Son Editores. Depósito Legal n.º 104 149/96.
- (1997a). A Noite Mais Escura da Alma. Lisboa: Editorial Caminho, S.A., Coleção O Campo da Palavra. ISBN: 972-21-1135-3.
- (1997b). A Coisa Que Eu Sou. Lisboa: Relógio d‟ Água Editores). Depósito Legal n.º: 118377/97.
- (1998a). As Rosas Mortas. Lisboa: Relógio d‟ Água Editores. Depósito Legal n.º: 125326/98.
- (1998b). A Noite Mais Escura da Alma. Lisboa: Círculo de Leitores.
- (1999). O Rosto de Deus. Lisboa: Relógio d‟ Água Editores. Depósito Legal n.º: 139050/99.
- (2000a). Se Eu Morrer Antes de Acordar. Lisboa: Relógio d‟ Água Editores. Depósito Legal n.º: 152716/00.
- (2000b) Até Que a Morte Nos Separe. Lisboa: Relógio d‟ Água Editores. Depósito Legal n.º: 158759/00.
- 2000c) O Vale dos Malditos. Lisboa: Black Son Editores.
- (2001a) A Dança dos Fantasmas. Lisboa: Relógio d‟ Água Editores). Depósito Legal n.º: 172270/01.
- (2001b). A Linguagem dos Pássaros. Lisboa: Relógio d‟ Água Editores. Depósito Legal n.º: 171517/01.
- (2002a). O Ponto de Vista dos Demónios. Lisboa: Relógio d‟ Água Editores). Depósito Legal n.º: 187546/02.
- (2002b). Intimações de Morte. Lisboa: Relógio d‟ Água Editores. Depósito Legal n.º: 188335/02.
- (2003). Contos de Ana Teresa Pereira. Lisboa: Relógio d‟Água Editores). Depósito Legal n.º: 202326/2003.
- (2004). Se Nos Encontrarmos de Novo. Lisboa: Relógio d‟Água Editores. Depósito Legal n.º: 219139/04.
- (2005a). O Mar de Gelo. Lisboa: Relógio d‟ Água Editores. Depósito Legal n.º: 234666/05.
- (2005b). O Sentido da Neve. Lisboa: Relógio d‟ Água Editores. Depósito Legal n.º: 227445/05.
- (2006a). Histórias Policiais. Lisboa: Relógio d‟Água Editores. Depósito Legal n.º: 243253/06.
- (2006b). A Neve. Lisboa: Relógio d‟ Água Editores. Depósito Legal n.º: 249475/06.
- (2007). Quando Atravessares o Rio. Lisboa: Relógio d‟ Água Editores, (109 pp.). Depósito Legal n.º: 258573/07.
- (2008a). O Fim de Lizzie. Lisboa: Biblioteca Editores Independentes, Lisboa: Relógio D‟Água Editores. ISBN: 978-989-641-024-7.
- (2008b). O Verão Selvagem dos Teus Olhos. Lisboa: Relógio D‟Água Editores. Depósito Legal n.º: 23871/08.
- (2009a). As Duas Casas. Lisboa: Relógio D‟Água Editores. Depósito Legal n.º: 293111/09.
- (2009b). O Fim de Lizzie e Outras Histórias. Lisboa: Relógio D‟Água Editores. Depósito Legal n.º: 320441/09.
- (2010a). Inverness. Lisboa: Relógio D‟Água Editores. Depósito Legal n.º: 310/205/10.
- (2010b). A Outra. Lisboa: Relógio D‟Água Editores. Depósito Legal n.º: 316181/10.
- (2010c). Los Monstruos; Os Monstros; Les Monstres. Edição trilingue. Canárias: Horizontes Insulares. ISBN: 978-84-7947-552-9 (obra completa). ISBN: 978-7947-561-1 (Vol. 9); Depósito Legal: TF 995-2010 (Vol. 9).
- (2011a). A Pantera. Lisboa: Relógio D‟Água Editores. Depósito Legal n.º: 327271/11. (2011b). O Lago. Lisboa: Relógio D‟Água Editores. ISBN: 978-989-641-266-1.
- (2012). Si nos encontramos de nuevo. Tradução de Silvia Capón Sánchez, Espanha: Baile del Sol; ISBN: 978-84-15019-85-5.
- (2013). As Longas Tardes de Chuva em Nova Orleães. Lisboa: Relógio D‟Água Editores. ISBN: 978-989-641-388-0.
- (2014). As Velas da Noite. Lisboa: Relógio D‟Água Editores. ISBN: 978-989-641-447-4.
Outras referências bibliográficas
- Barbas, Helena (2003). “Anjos mais ou menos caídos, dois livros de Ana Teresa Pereira com sombras de Irish Murdoch”. Expresso, Cartaz n.º 1588, 03 de abril, p. 48.
- Barnes, Rachel (1998). The Pre-Raphaelites and Their World. London: Published by Tate Gallery Publishing Ltd.
- Baker, Cathy (2008/2012). “The Mysterious Models of John William Waterhouse”. Disponível em: <http://www.johnwilliamwaterhouse.com/m/articles/50015/>. Consultado a 18/12/2012.
- BÍBLIA, (1998), Nova Bíblia dos Capuchinhos. Lisboa/Fátima: Difusora Pública.
- Catalão, Rui (2010). “Esta inquietante estranheza”, Público, 30/06/2010.
- Coelho, Alexandra Lucas (1999). “Normalmente sou vampiresca”. Público, Leituras, 17 de julho, pp. 1-3.
- Darwin, Emma (2208). “Celebrating Antonia Forest: the grown-up children‟s author.” Disponível em: <https://vulpeslibris.wordpress.com/author/emmadarwin/>. Consultado a 24/03/2015.
- Freitas, Manuel (2012). “O Lago”. Expresso, Atual, 28 de janeiro. Também disponível em:
- <http://www.arlindo-correia.com/ana_teresa_pereira_1.html>. Consultado a 17/02/2012.
- García-Bermejo, J. M. Faerna (Dir.)
- (1996a). A Era dos Impressionistas. Madrid: Globus Comunicación, S.A.
- (1996b). Grandes Pintores do Séc. XX. Madrid: Globus Comunicación, S.A.
- Gibson, Michael (1999). El Simbolismo. Taschen. ISBN: 3-8228-6783-7.
- Hurtado, Ana (2012). “Tree of Night and Other Stories”, Pepriphery 50, Art & Literary Magazine, 18 October, Drake University in Des Moines, IA. Disponível em <http://peripheryjournal.com/2012/10/18/216/>. Consultado a 22 de abril de 2015.
- Lucas, Isabel (2014). “Podia ser actriz. Mas para quê se pode ser escritora?”, Público, Ípsilon, 03/10. Também disponível em <http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/podia-ser-actriz-mas-para-que-se-pode-ser-escritora-1671222>.
- Martinho, Cristina (s/d). Articulações do Duplo na Literatura Fantástica do Século XIX. Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos. Disponível em <http://www.filologia.org.br/viicnlf/anais/caderno09-04.html>. Consultado a 10/01/2015.
- Nunes, Maria Leonor (2008). O outro lado do espelho. JL Jornal de Letras, Artes e Ideias, 13 a 26 de agosto, pp. 10-11.
- Partsch, Susanna (1993). Klee. Colónia: Taschen. IBSN: 3- 8228-0498-3.
- Reis, Amândio (2014). A Aprendizagem dos Substitutos II „Um mundo fora do mundo: Sobre Ana Teresa Pereira e O Lago’ / „A world outside of the world‟: on Ana Teresa Pereira and O Lago’. Cine Qua Non (Bilingual Arts Magazine), n.º 8, pp. 136-157. Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL). ISSN 1647-4198. Disponível em: <http://www.academia.edu/10620213/_Um_mundo_fora_do_mundo_Sobre_Ana_Teresa_Pereira_e_O_Lago_A_world_outside_of_the_world_on_Ana_Teresa_Pereira_and_O_Lago>.
- Santos, Hugo Pinto (2013). A rapariga que falava de Deus entre as plantas carnívoras. A história dos romances de Ana Teresa Pereira é a da apropriação da ficção pela criação do real. Público, Ípsilon, 13 de dezembro.
- Sardo, Anabela, (2001). A temática do amor na obra de Ana Teresa Pereira. Dissertação de Mestrado, Aveiro: Universidade de Aveiro.
- (2013). A Audácia de Ser Diferente: a Escrita Obsessiva de Ana Teresa Pereira. Tese de Doutoramento, Aveiro: Universidade de Aveiro.
- Silva, José Mário, (2010). Uma visão de O Fim de Lizzie. 10 de janeiro. Disponível em: <http://anateresapereira.wordpress.com/criticas-a-livros/uma-visao-de-o-fim-de-lizzie/>. Consultado a 10/05/2012).
- (2011a). A Outra: o ponto de vista do fantasma. Expresso, Actual, 21 de janeiro. (Disponível em: . Consultado em 13/12/2011).
- (2011b). A Pantera. Expresso – Actual, n.º 2018, 02de julho, p. 15.
- (2013). Como o fio de uma teia. Ana Teresa Pereira regressa com mais uma novela „teatral‟ e um breve ciclo de três contos fantásticos. Expresso, Atual, n.º 2146, 14 de dezembro.Silva, Vítor M. de Aguiar e (1997), Teoria da Literatura. Coimbra: Livraria Almedina. Depósito Legal: 18685/87.
- Styron, William (1984), In Celebration of Capote. Vanity Fair Magazine, dezembro. Disponível em: <http://www.vanityfair.com/news/1984/12/styron-198412>. Consultado a 15/04/2015>.
- Tate Gallery (1988). The Tate Gallery 1984-86: Illustrated Catalogue of Acquisitions Including Supplement to Catalogue of Acquisitions 1982-84. London: Tate Gallery, pp. 262-3.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who submit proposals for this journal agree to the following terms:
a) Articles are published under the Licença Creative Commons (CC BY 4.0), in full open-access, without any cost or fees of any kind to the author or the reader;
b) The authors retain copyright and grant the journal right of first publication, allowing the free sharing of work, provided it is correctly attributed the authorship and initial publication in this journal;
c) The authors are permitted to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, post it to an institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal;
d) Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their website) as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work
Documents required for submission
Article template (Editable format)