Educação especial: aspectos históricos e evolução conceptual

Authors

  • Sofia Margarida Guedes de Campos
  • Rosa Maria Lopes Martins

Abstract

No decorrer da existência humana, a perspectiva social em relação aos portadores de deficiências, nem sempre foi a mesma, sofrendo alterações paralelamente à evolução das necessidades do ser humano e à própria organização das sociedades. 

Segundo Jimenez (1997), a evolução conceptual da deficiência, pode dividir-se em três épocas: a primeira considerada pré-histórica e que engloba as sociedades primitivas e se prolonga até à Idade Média; a segunda, em que emerge a ideia de que os deficientes são pessoas a quem é preciso prestar assistência; e finalmente a terceira, corresponde a época actual, onde o conceito de Deficiência se desenvolve perspectivado em função de uma sociedade, que ideologicamente se afirma como sendo inclusiva. 

Nesta óptica, é importante salientar uma evolução conceptual de deficiência, entendida como uma construção subjectiva ao invés de uma realidade objectiva, decorrendo do facto, dos indivíduos se inserirem em contextos e sistemas ideo-políticos em que determinadas realidades podem ser consideradas ou não como desvios.

Downloads

Download data is not yet available.

References

CORREIA, LUÍS M. (1999). Alunos com necessidades educativas especiais nas classes regulares, Porto: Porto Editora.

FERNANDES, H. S. (2002). Educação especial – Integração das crianças e Adaptação das Estruturas de Educação. Braga: Edições APPACDM Distrital de Braga.

JIMÉNEZ, R. B. (1997). Educação Especial e Reforma Educativa, In. R. Bautista (Coord.), Necessidades Educativas Especiais, Lisboa: Colecção Saber Mais, Dinalivro.

MANJÓN, D.G. VIDAL, J.G. (1997). Educación Especial – Temario de oposiciones – Vol II. Madrid: Editoral EOS.

SIMÕES, M.D.F. E BOAVIDA J. (1999).“Náufragos” ou “astronautas”? Pós-Modernidade e Educação. Revista Portuguesa de Pedagogia. Ano XXXIII. Nº 1.

TOLEDO, M. G. (1981). La escuela ordinaria ante el niño con necesidades especiales. Madrid: Ed. Santillana.

VIEIRA, F.D. PEREIRA, M.C. (1996). SE HOUVERA QUEM ME ENSINARA…. LISBOA: FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN.

Published

2016-02-11

How to Cite

Campos, S. M. G. de, & Martins, R. M. L. (2016). Educação especial: aspectos históricos e evolução conceptual. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (34), 223–231. Retrieved from https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8369

Issue

Section

Articles