Níveis de ansiedade e depressão nos alunos do curso de licenciatura em enfermagem. O caso particular dos alunos da escola superior de saúde de Portalegre

Authors

  • João Claudino
  • Raul Cordeiro

Abstract

O presente estudo aborda os níveis de Ansiedade e Depressão nos alunos da Escola Superior de Enfermagem de Portalegre. Um grupo de 112 alunos matriculados na referida instituição respondeu a um questionário (composto por 38 questões) que permite avaliar o Índice de Saúde Mental na população alvo – Mental Health Inventory (MHI) (Ribeiro, 2001), bem como a alguns dados de caracterização tais como Idade, Sexo, Distrito da Residência Habitual, Ano/Semestre do curso, Opção de par Curso/Escola e Residência em Tempo de Aulas. 

Na elaboração deste estudo, recorremos a uma metodologia de cariz quantitativo, através de um estudo transversal, descritivo, tendo como objectivo primordial determinar os níveis de Ansiedade e Depressão nos respectivos alunos. 

Assim concluímos, que existem diferenças significativas entre os inquiridos do sexo feminino e masculino, sendo os elementos do sexo feminino que apresentam os valores da Ansiedade e Depressão mais elevados. Os inquiridos que frequentam o 1º e o 3º ano do curso em licenciatura em Enfermagem apresentam, níveis de Ansiedade mais elevados do que os alunos do 2º e 4º anos do mesmo curso.

Downloads

Download data is not yet available.

References

· Ballone, G. J. (2003). Depressão na Adolescência. Acedido em 2 de Maio de 2004, em: http://sites.uol.com.br/gballone/infantil/adoelesc2.html.

· Ballone, G. J. (2004). Problemas Emocionais na Escola. Acedido em 2 de Maio de 2004, em: http://www.psiqweb.med.br/infantil/aprendiza3.html.

· Calais, S. L., Andrade, L. M. B., Lipp, M. E. N. (2003). Gender and schooling differences in stress symptoms in young adults. Psicologia Reflexiva e Crítica. 16: 257-263.

· Kaplan, H. L. e Sadock, B. J. (1990). Compêndio de Psiquiatria. 2.ª ed., Porto Alegre: Artes Médicas.

· Martins, A. C. (2004). Tempo de todas as incertezas. Expresso:

Guia do Estudante. Acedido a 19 de Maio de 2004, em:

http://piano.dsi.uminho.pt/disciplinas/PAED/mansobre/vdest.htm.

· Melo, A. (2004). Ansiedade e Depressão nos melhores alunos. Acedido em 2 de Maio de 2004, em: http://www.netprof.pt/servlet/getDocumento?id_versao=12506.

· Melo, L. (1999, Abril). “Senhor Doutor Enfermeiro”. A Página. Acedido em 15 de Junho de 2004, em: http://www.apagina.pt/arquivo/Artigo.asp?ID=664.

· Neves, A. C. e Ribeiro, J. L. P. (2000). A influência do auto-conceito e de ansiedade na saúde de estudantes universitários. Actas do 3.º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde. ISPA, Lisboa. pp. 67-85.

· O’Brien, P. G., Kennedy, W. Z. e Ballard, K. A. (2002). Enfermagem em saúde mental: Uma integração de teoria e prática. Lisboa: McGraw-Hill.

· Ribeiro, J. L. P. (2001) Mental Health Inventory: Um estudo de adaptação. Psicologia, saúde e doenças. 2: 77-99.

Published

2016-02-11

How to Cite

Claudino, J., & Cordeiro, R. (2016). Níveis de ansiedade e depressão nos alunos do curso de licenciatura em enfermagem. O caso particular dos alunos da escola superior de saúde de Portalegre. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (32), 197–210. Retrieved from https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8403

Issue

Section

Articles