Combustível "hidrogénio"

Authors

  • Fernando Miguel Soares Mamede dos Santos
  • Fernando António Castilho Mamede dos Santos

Abstract

A partir da primeira crise petrolífera, na década de 70, passou-se a considerar o hidrogénio como uma possível fonte de energia, através da conversão electroquímica, usando células de combustível, que até então tinham como grande aplicação prática a utilização em missões espaciais.

O hidrogénio pode ser considerado como uma fonte de energia intermédia, sendo necessário produzi-lo, transportá-lo e armazená-lo antes de o usar. É ainda preciso encontrar soluções tecnologicamente eficientes, económicas e seguras para o seu manuseamento. O hidrogénio é um combustível leve, mas com baixa densidade de massa por m3. No entanto, sendo o combustível de utilização mais eficiente, na prática, a relação de volume entre o hidrogénio e os combustíveis convencionais não lhe é assim tão desfavorável.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-02-15

How to Cite

Santos, F. M. S. M. dos, & Santos, F. A. C. M. dos. (2016). Combustível "hidrogénio". Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (31), 252–270. Retrieved from https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8428

Issue

Section

Articles