LUGARES PARA DESCUBRIR EL OCIO NOCTURNO: EXPERIENCIAS ESPACIALES DE ADOLESCENTES EN BARCELONA
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis15650Resumo
Neste artigo vou apresentar os resultados de uma pesquisa sobre às primeiras práticas de vida noturna de adolescentes em Barcelona (Espanha). O descobrimento da vida noturna representa um momento central nas vidas dos adolescentes, que participa de múltiplas dinâmicas, dá negociação da seguridade até a expansão das redes sociais, dá exploração da identidade até a emancipação. A pesquisa foi desenvolvida em Barcelona entre 2014 e 2016, empregando uma variedade de métodos qualitativos. O artigo concentra-se sobre a importância dos espaços da vida quotidiana nas primeiras práticas de vida noturna; em particular, analisa três categorias de espaços que tem um papel particularmente importante: o bairro, os “espaços legitimados” e os espaços efémeros da festa. Na primeira parte vou introduzir a pesquisa e o seu marco teórico; logo vou apresentar os métodos empregados; depois vou expor os resultados principais e, finalmente, discutir as conclusões.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à Finisterra são da responsabilidade dos/as autores/as.
2. Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma RCAAP.
4. Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos/as e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.