Normas Secções Temáticas

A Finisterra aceita, em qualquer momento, candidaturas a secções temáticas (ST), formalizado com o preenchimento de formulário próprio e envio para o email da revista.

A candidatura de uma ST é feita por um ou mais proponentes que serão considerados como Editores Convidados, sendo um dos elementos definido como editor correspondente, fazendo a ligação entre o Diretor, a Comissão de Editores/as Executivos/as, o grupo de Editores Convidados (EC) e, caso necessários, os autores e revisores.

O Diretor e a Comissão de Editores/as Executivos/as avaliam as candidaturas recebidas com base nos seguintes critérios:

  • Relevância do tema;
  • Qualidade científica de cada manuscrito proposto;
  • Coerência do conjunto das propostas de manuscritos e o contributo do tema para o avanço da ciência;
  • Investigação dos/as autores/as na área temática do número (grau académico e afiliação);
  • Assegurando que as sT são suficientemente diversas em termos de participação de especialistas de diferentes áreas e/ou origens, os/as autores/as participantes de uma mesma afiliação não podem exceder 1/3 do número global dos/as autores/as da ST - o não respeito desta condição é um fator de exclusão da candidatura.

A decisão de aceitação de uma candidatura a PT cabe ao Diretor e à Comissão de Editores/as Executivos/as da Finisterra, e tem um prazo máximo de 1 mês entre a receção da candidatura e a decisão.
O/A EC do NT aprovado assina um acordo de publicação programada.

Aceda ao ficheiro de candidatura AQUI e envie para o email rev.finisterra@edu.ulisboa.pt 


 

Proposta para uma Seção Temática
Os proponentes formalizam uma candidatura para Seção Temática (ST) ao Diretor da Finisterra. As diretrizes e o formulário estão disponíveis no site de Finisterra. O formulário inclui a identificação do tema principal da ST e as informações sobre cada manuscrito proposto (título, resumo, autorias e dois possíveis revisores).

Para publicar uma ST, um mínimo de 3 manuscritos deve resultar em aceitação para publicação após todo o processo de revisão (além de um editorial opcional). Assim, recomenda-se que a proposta inclua entre 5 a 10 manuscritos, minimizando possíveis desistências ou rejeições durante o processo.

O tempo estimado entre a submissão da candidatura e a resposta do Diretor é de um mês.

Após a aceitação, os autores devem submeter os seus manuscritos através da plataforma da revista, seguindo todas as normas da revista. Todos os manuscritos seguirão o processo de revisão duplamente cego aplicado na revista. A Secção Temática será publicada apenas quando um número mínimo de manuscritos estiver pronto para publicação (3 manuscritos).

O tempo estimado entre a submissão de todos os manuscritos e a publicação da Seccção Temática é de aproximadamente 6 a 9 meses, dependendo do número de manuscritos propostos.


Diretrizes Gerais

  • Todos os manuscritos devem estar alinhados com o âmbito da revista, centrando-se em abordagens geográficas sobre diversos temas e fenómenos.
  • A seleção de manuscritos da candidatura deve apresentar diversidade de género, nacionalidades e afiliações dos seus autores.
  • Os manuscritos devem ser submetidos através da plataforma da revista, seguindo as diretrizes editoriais de Finisterra (por exemplo, formato, extensão, etc.). O não cumprimento destas diretrizes resultará em rejeição imediata.
  • Todos os manuscritos serão submetidos ao processo padrão de revisão por pares, sendo o Diretor e a Comissão de Editores/as Executivos/as responsável por convidar os revisores propostos ou outros que considerem adequados. Os manuscritos podem ser rejeitados em qualquer fase do processo.
  • Os manuscritos enviados para a Finisterra devem ser originais e não ter sido publicados previamente, incluindo em atas de conferências. Todos os manuscritos passam por um programa de identificação de similaridade com publicações anteriores. O manuscrito apresentado poderá ser, no entanto, uma versão ampliada ou melhorada de um trabalho publicado como ata de conferência.