Número Atual

vol. 55 n.º 113 (2020)

Call para reflexões curtas sobre a COVID-19

Como resposta à pandemia resultante da COVID-19, a Finisterra convida a reflexões que abordam perspetivas geográficas relacionadas com a crise mundial da COVID-19.

As reflexões podem envolver questões que vão desde vulnerabilidades dos espaços e transportes públicos, planeamento de riscos e preparação para emergências, reestruturação de atividades como o comércio e serviços, segurança alimentar, impactos na mobilidade, habitação e densidade urbana, mas também demográficos e sociais (que abranjam questões de género, comunidades de baixo rendimento, sem abrigo, etc.).

Todas as contribuições nestes domínios são bem-vindas, e também as várias escalas de análise (local, metropolitana, regional, nacional, global).

A Finisterra valoriza especialmente as contribuições que incluam aspetos de solidariedade, equidade e inclusão. Cada reflexão permitirá que especialistas da nossa comunidade reflitam sobre a situação e ofereçam uma visão mais ampla da crise e das suas possíveis implicações para o conhecimento geográfico.

Detalhes

  1. Cada reflexão não deve ter mais de 2.000 palavras (tudo incluído).
  2. As referências bibliográficas devem incluir, no máximo (indicativo), até 10 fontes.
  3. Acompanhamento visual, num máximo três imagens (infografias, mapas e fotografias): os/as autores/as podem usar imagens das suas coleções pessoais ou de fontes sem direitos autorais.
  4. O template está disponível aqui.

Publicação

Os manuscritos selecionados para publicação aparecerão numa edição especial da Finisterra antes do final de 2020 e, após a sua aceitação, serão publicados on-line "ahead of print" o mais rápido possível.

Submissão

Incentivamos o envio das reflexões até 15 de junho de 2020, para agilizar a inclusão da edição especial da Finisterra, mas aceitaremos as submissões após esta data para publicação em números regulares. Os/as autores/as devem usar a plataforma da Finisterra (ver aqui), assinalando na página de rosto “CoV-19”.

Aguardamos os vossos contributos!

A Finisterra

Publicado: 2020-05-28

Artigos

Atualização bibliográfica

Ver Todos os Números

A Finisterra, editada desde 1966 pelo Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (CEG, Universidade de Lisboa), é a mais antiga e uma das principais revistas portuguesas de Geografia.

Na sua composição, a Direcção e a Comissão Executiva têm como critérios: a paridade de géneros e a integração de doutores das várias áreas científicas da Geografia. A aposta em jovens investigadores, na composição da Comissão Executiva, procura estimular a publicação na Finisterra de investigação mais recente, mas sobretudo, porque têm experiência de publicação, de revisão de artigos científicos e visibilidade científica bem como estão familiarizados com a componente de edição digital, dando vantagem competitiva à Finisterra que (sem descurar a edição em papel) procura reforçar continuamente o seu posicionamento no mundo editorial online.

A Finisterra publica textos inéditos dedicados à investigação em diversas vertentes da Geografia física e humana, Recursos e Riscos ambientais, Planeamento regional e local, Ordenamento do território, Desenvolvimento regional e local, Sistemas de Informação Geográfica, entre outros temas.

Na Finisterra, o controlo de qualidade dos manuscritos submetidos é efectuado através de um editor designado pela Diretora e a Comissão Executiva e de uma dupla arbitragem por pares.

Desde 2016 a Finisterra é publicada 3 vezes por ano.

A Finisterra encontra-se indexada nas plataformas científicas: Web of Science (Emerging Sources Citation Index – ESCISciELO Citation Index; SCOPUS; ERIH PLUS (European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences); WebQualis (Capes); SCImago; SciELO – Scientific Electronic Library; EBSCO (Academic Search Complete); DOAJ (Directory of Open Access Journals); ESCI (Emerging Sources Citation Index); Dialnet;Latindex (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal;  REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico); Sherpa/ROMEO (Journals database).