Sobre a Revista

 AVISO

Na sequência das medidas extraordinárias e de caráter urgente que têm surgido em resposta à situação epidemiológica da Covid-19, das diretrizes de contingência decretadas pelo Estado português e da declaração de pandemia pela Organização Mundial da Saúde, avisamos que a publicação dos próximos números da Finisterra – Revista Portuguesa de Geografia poderá sofrer atrasos no âmbito desta conjuntura de exceção.

 

Âmbito

A Finisterra – Revista Portuguesa de Geografia, publica textos inéditos dedicados à investigação em diversas vertentes da Geografia Física e Humana, Riscos Ambientais, Planeamento Regional e Local, Ordenamento do Território, Desenvolvimento Regional e Local, Ciências da Informação Geográfica, entre outros temas.

A Finisterra é uma plataforma privilegiada para investigadores/as jovens e seniores, bem como estudantes universitários/as e planeadores/as. Publica em língua portuguesa, assim como em inglês, francês e espanhol. Em cada artigo estão incluídos o título, resumo e palavras-chave em quatro línguas, e títulos de figuras e quadros em dois idiomas. 

Publicada 3 vezes por ano (abril, agosto e dezembro), oferece acesso aberto imediato e gratuito ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico proporciona maior democratização do conhecimento, reconhecimento e visibilidade à Geografia.

O controlo de qualidade dos manuscritos submetidos é efetuado através de um/a editor/a, uma comissão editorial e de, pelo menos, uma dupla, e cega, arbitragem por pares.

A Finisterra encontra-se indexada nas plataformas científicas: Clarivate / Web of Science (Emerging Sources Citation Index – ESCI); SciELO Citation Index; SCOPUS; ERIH PLUS (European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences); WebQualis (Capes); SCImago; SciELO – Scientific Electronic Library; EBSCO (Academic Search Complete); DOAJ (Directory of Open Access Journals); Dialnet; Latindex (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal); REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico); Sherpa/ROMEO (Journals database).

 

Processo de Revisão por Pares

1. Os textos são submetidos pelos/as autores/as na plataforma da revista;

2. O comprovativo de recepção é enviado aos/às autores/as;

3. O/A Editor/a e a Comissão Executiva fazem uma triagem para verificar se os manuscritos:

a) se enquadram no âmbito da Finisterra e têm qualidade suficiente. Sendo a decisão favorável são remetidos a dois/duas revisores/as científicos/as. A revisão é double-blinded (duplo anonimato): nem o/a revisor/a tem conhecimento dos/as autores/as, nem estes/as dos/as revisores/as científicos/as;

b) cumprem os requisitos formais.  Caso não os cumpram são devolvidos para modificação;

c) se enquadram no âmbito da revista e têm qualidade suficiente. Se não cumprirem estas condições serão recusados;

4. No caso de se verificar a situação descrita em 3a) os/as revisores/as têm 5 dias úteis para aceitarem ou recusarem a revisão;

5. Se aceitarem fazer a revisão comprometem-se a concluí-la no prazo de um mês preenchendo a respetiva Ficha de Avaliação.

 

Política de Acesso Aberto

Esta revista oferece acesso aberto imediato e gratuito ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico proporciona maior democratização do conhecimento, reconhecimento e visibilidade à Geografia.

Ficha Técnica

ISSN (print): 0430-5027
ISSN (online): 2182-2905
Depósito legal nº: 1956/83
ICS: 124607
Periodicidade: Quadrimestral (abril, agosto e dezembro)
Propriedade: Centro de Estudos Geográficos, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa

Apoios