Concurso - Livros que contam

Concurso
Livros que contam: descobre um livro e dá-o a conhecer
Biblioteca do CEG-IGOT

Tanto em formato papel como em formato digital, os livros continuam a ser veículos essenciais de divulgação da produção e reflexão científica, funcionando as bibliotecas como repositório deste conhecimento e as Revistas como instrumentos da sua promoção (por exemplo, através da publicação de recensões).

Tendo isto em consideração, a Biblioteca do CEG-IGOT (ULisboa) e a Revista Finisterra estabeleceram uma parceria que visa estimular a leitura de obras científicas e a escrita de sínteses destas, com o propósito último de contribuir para o reforço do conhecimento, da curiosidade e da criatividade dos estudantes. Procura-se também promover a própria divulgação dos livros existentes na nossa Biblioteca, através da sua eventual discussão e da redação de sínteses críticas.

Em termos concretos, o concurso consiste na elaboração de uma recensão crítica, nos termos do Regulamento indicado abaixo, de um livro (físico ou digital) publicado nos últimos 5 anos (exclusive) que exista no acervo da Biblioteca do CEG-IGOT. As melhores recensões serão publicadas na Revista Finisterra, recebendo ainda os autores destas um prémio alusivo ao Concurso e um conjunto de livros.

 

REGULAMENTO

1. O objetivo do Concurso consiste na elaboração de uma Recensão (máximo de 10 000 carateres incluindo espaços) de um livro depositado no acervo físico ou digital da Biblioteca do CEG-IGOT, publicado nos últimos 5 anos;

2. Podem concorrer estudantes inscritos em qualquer curso e ciclo de estudos (Licenciatura, Mestrado, Doutoramento) do IGOT ou de que o IGOT seja parceiro.

3. Podem concorrer estudantes inscritos em qualquer curso e ciclo de estudos promovido por outra Escola da Universidade de Lisboa, desde que trabalhem em co-autoria com estudantes do IGOT.

4. A participação pode ser individual ou em grupo, até ao máximo de 3 estudantes.

5. A escolha do livro pode ser resultado do interesse individual ou da recomendação de uma/um docente no âmbito dos conteúdos de uma determinada unidade curricular.

6. O texto deve dar as conhecer as ideias fundamentais e as conclusões do livro, apresentar uma reflexão crítica do mesmo e, idealmente, estimular a curiosidade e as intenções de leitura.

7. Os textos devem ser originais, respeitar os direitos de autor e cumprir as normas para autores disponibilizadas pela Finisterra em: https://revistas.rcaap.pt/finisterra/normasautores

8. Os trabalhos a concurso serão submetidos através do e-mail cdi@igot.ulisboa.pt, em data a fixar anualmente, divulgada nas páginas web da Biblioteca, CEG e IGOT.

9. Os textos concorrentes serão apreciados por um Júri constituído especificamente para o concurso, composto por um investigador pertencente à Comissão Editorial do CEG, um membro da equipa de redação da Finisterra e um docente do IGOT.

10. Cabe ao Júri eleger e ordenar os textos vencedores com base nos seguintes critérios: Síntese das ideias do livro; Originalidade e caráter inovador da abordagem; Perspetiva Crítica e sua pertinência; Clareza e correção linguística do discurso.

11. Os melhores trabalhos selecionados (até um máximo de 3, por ano) serão publicados na Revista Finisterra (sujeitando-se a eventuais sugestões de revisão efetuadas pelos revisores da Revista).

12. Os autores dos textos, ao participarem, cedem os direitos de reprodução e utilização das imagens/textos originais ao CEG-IGOT, os quais podem ser utilizados como conteúdos de comunicação e de divulgação.

Aguardamos pela vossa participação!

 

1ª Edição:

Receção de trabalhos: 1 de dezembro a 30 de abril de 2022

Avaliação: maio e junho de 2022