Estatuto Editorial

ESTATUTO EDITORIAL DA FINISTERRA

A Finisterra – Revista Portuguesa de Geografia, revista científica fundada em 1966, é uma edição quadrimestral do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, publicando em abril, agosto e dezembro.

A Finisterra publica textos inéditos dedicados à investigação científica em diversas vertentes da Geografia Física e Humana, Riscos Ambientais, Planeamento Regional e Local, Ordenamento do Território, Desenvolvimento Regional e Local, Ciências da Informação Geográfica, entre outros temas.

A Finisterra é uma plataforma privilegiada para investigadores/as jovens e seniores, bem como estudantes universitários/as e pessoas no exercício da atividade de planeamento. Publica em língua Portuguesa, assim como em Inglês, Espanhol e Francês. Em cada artigo estão incluídos o título, resumo e palavras-chave em quatro línguas, e títulos de figuras e quadros em dois idiomas. 

A revista edita números regulares e números temáticos, confiados a investigadores/as credenciados/as das respetivas áreas de especialidade (orientações para revisores/as), sob a escrutínio e aprovação da Equipa Editorial. Toda a colaboração é submetida a um exigente processo de seleção e revisão baseado em arbitragem científica em regime double-blinded (duplo anonimato).

A aceitação dos manuscritos para publicação regula-se por critérios de pertinência, interesse, qualidade científica e no respeito pela pluralidade de perspetivas. A Finisterra assume-se como independente de qualquer poder político, ideológico ou económico, e orienta-se por critérios de rigor, isenção e inclusão.

Empenhada em assegurar os mais elevados padrões de ética na publicação, a Equipa Editorial da Finisterra inspira o seu Código de Ética nas orientações estabelecidas pelo Commitee on Publication Ethics (COPE, Comité de Ética em Publicações, versão de março, 2011). Nesse código definem-se as responsabilidades de todas as partes envolvidas no ato de publicação da Finisterra. 

A Revista Finisterra utiliza o sistema PKP Preservation Network (https://pkp.sfu.ca/pkp-pn/) para a preservação digital dos conteúdos.

A Finisterra é, desde a sua génese até à atualidade, publicada em versão impressa e é disponibilizada em acesso aberto através da plataforma RCAAP, em https://revistas.rcaap.pt/finisterra. Disponibiliza as Normas para apresentação e publicação de artigos e uma lista anual dos/as revisores/as que colaboram na arbitragem científica dos manuscritos.

O reconhecimento dos elevados padrões de qualidade e rigor atingidos pela Finisterra é percetível através da inclusão da revista em bases de indexação internacionais, tais como: Clarivate / Web of Science (Emerging Sources Citation Index – ESCI); SciELO Citation IndexSCOPUSERIH PLUS (European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences); WebQualis (Capes); SCImagoSciELO – Scientific Electronic LibraryEBSCO (Academic Search Complete); DOAJ (Directory of Open Access Journals); DialnetLatindex (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal); REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico); Sherpa/ROMEO (Journals database).

A Finisterra está registada no Directory of Open Access Journals (DOAJ).

A Equipa Editorial da Finisterra compromete-se a cumprir a Lei da Imprensa e a orientar-se pelo cumprimento dos princípios deontológicos e da ética que regem a investigação científica, assim como o respeito pela boa-fé dos/as leitores/as.

A Direção Executiva da Finisterra