Territorio usado, turismo e cinema:
Proposta metodológica
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis22285Resumo
O cinema reproduz e denuncia, simultaneamente, os paradoxos da existência humana no planeta; tem servido para o controlo, mas também para o lazer e a educação; difunde a ideologia ocidental do progresso, modernização e consumo, além de alimentar o imaginário individual e coletivo dos valores sociais e territórios desconhecidos. Assim, o objetivo do artigo é propor uma metodologia de análise cinemática a partir da experiência geográfica latinoamericana, em especial, a mexicana. O procedimento analítico corresponde a: i) rever a relação entre cinema e turismo no México (séculos XX e XXI), a partir do conceito de território usado e de uma cartografia inédita destes fenómenos; e ii) desenvolver a noção e metodologia da economia espacial fílmica interescalar, para estudos sobre cinema-turismo. Noção e metodologia possibilitam superar a dicotomia sociedade/espaço e compreender o conteúdo político-técnico do ordenamento territorial catalisado pela indústria cinematográfica. A complexidade da relação cinema-turismo-território no México tem inspirado esta proposta metodológica, que poderá ser aplicada noutros contextos nacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Finisterra

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à Finisterra são da responsabilidade dos/as autores/as.
2. Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma RCAAP.
4. Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos/as e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.