Mapeamentos das dinâmicas do desemprego:
impactos da pandemia da Covid-19 em Portugal continental
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis25185Resumo
O Grande Confinamento afetou o mercado de trabalho, particularmente a dinâmica do desemprego. Baseado em dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) sobre o desemprego registado, este artigo analisa o impacto da crise pandémica nas situações de desemprego em Portugal continental. Valoriza-se a distribuição categorial e territorial dos desempregados, bem como a dimensão temporal do problema. A análise quantitativa/extensiva efetuada, bem como a análise de clusters, indica que a incidência do desemprego não é idêntica para todos os grupos sociais nem para todo o território, atingindo mais uns do que outros, com realce para algumas concentrações espaciais, nomeadamente no Algarve; e as variações estão diretamente relacionadas com temporalidades decorrentes dos períodos pautados pelo confinamento ou pelo desconfinamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Finisterra
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à Finisterra são da responsabilidade dos/as autores/as.
2. Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma RCAAP.
4. Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos/as e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.