NA CRISTA DA ONDA:
A VARIEDADE DE CONFIGURAÇÕES DE LUGARES FORMADOS EM TORNO DE UMA TECNOLOGIA ENERGÉTICA EMERGENTE NA EUROPA (1992-2019).
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis32697Resumo
Este estudo investiga a variedade na configuração dos lugares em torno de uma tecnologia sustentável, na sua fase inicial de desenvolvimento. Adotando uma abordagem sistémica e multiescalar ao desenvolvimento da tecnologia, este artigo propõe que a natureza espacialmente distribuída do processo de emergência de uma tecnologia conduz à formação de diferentes configurações locais de atores e redes, que podem contribuir de diferentes formas para o desenvolvimento dessa tecnologia. Com base no estudo de caso da tecnologia de energia das ondas e utilizando uma metodologia que permite integrar e comparar os processos emergentes que vão tendo lugar na Europa, a investigação revela cinco perfis de lugares, que ocupam diferentes posições no sistema emergente e, portanto, devem ser considerados no seu todo para compreender plenamente o processo de desenvolvimento do novo sistema. O artigo contribui para o conhecimento sobre os processos sistémicos multilocais e multiescalares que têm lugar nas fases iniciais do desenvolvimento tecnológico, contribuindo para uma melhor compreensão do processo de construção de um sistema global em torno de uma nova tecnologia sustentável.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Finisterra
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à Finisterra são da responsabilidade dos/as autores/as.
2. Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma RCAAP.
4. Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos/as e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.