TURISMO E EVENTOS DE CULTURA POP JAPONESA:
IMPACTES E SINERGIAS INTERCULTURAIS
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis33348Resumo
A autenticidade e a riqueza dos conteúdos são elementos cada vez mais diferenciadores para a afirmação dos destinos. A globalização tem incentivado a partilha intercultural e a cultura pop japonesa é um bom exemplo, ao expandir-se para todo o mundo, influenciando eventos e deslocações de fãs entre destinos pela sua variedade de elementos que atraem a atenção de diversos públicos. Este artigo analisa a relação entre turismo, eventos e a cultura pop japonesa, explorando a potencialidade turística desta tendência e os impactes dos eventos relativos a esta cultura, quer seja para o destino anfitrião, como para a origem destes conteúdos. Para além de uma profunda revisão da literatura, esta investigação é sustentada por uma abordagem mista, qualitativa e quantitativa, recorrendo a observações diretas e participantes a alguns dos maiores eventos desta temática, questionários a participantes de diferentes nacionalidades e entrevistas a diversos stakeholders. Os resultados permitem evidenciar que esses eventos desempenham um papel significativo na promoção do turismo de conteúdos, conectando culturas e promovendo relações sólidas entre diferentes nações. São evidenciados vários impactes e oportunidades associadas a estes eventos, que se distinguem pela multiplicidade de atividades e o seu carácter ativo e social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Finisterra
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à Finisterra são da responsabilidade dos/as autores/as.
2. Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma RCAAP.
4. Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos/as e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.