INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE APLICADOS À DRENAGEM URBANA:
AVALIAÇÃO DE TÉCNICAS DE DESENVOLVIMENTO DE BAIXO IMPACTO (LID) BASEADO NA REVISÃO DA LITERATURA.
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis33416Resumo
Este artigo tem como objetivo configurar uma matriz para determinar a seleção de técnicas de Desenvolvimento de Baixo Impacto (LID) que possibilitem a análise de medidas LID para drenagem urbana sustentável e a qualidade ambiental nas cidades. Visando atingir o objetivo, este artigo envolveu três etapas: (1) utilizou-se o método de revisão sistemática da literatura para identificar os atributos-chave de acordo com as medidas de sustentabilidade encontradas no quadro concetual; (2) analisaram-se os principais atributos e desempenho das técnicas LID, com o objetivo de identificar possíveis técnicas que apresentem aspectos que as promovam à categoria de aplicações sustentáveis para mitigar os impactos de superfícies impermeáveis e alagamentos urbanos. E por fim, na terceira etapa (3) a pesquisa procurou avaliar as características qualitativas das técnicas LID através da sua utilização em áreas urbanizadas e consolidadas nas cidades. Assim, esta pesquisa busca auxiliar aplicações em cidades sustentáveis, avaliando a eficácia das técnicas LIDs no planeamento urbano, oferecendo insights sobre seu papel na gestão da drenagem urbana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Finisterra
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à Finisterra são da responsabilidade dos/as autores/as.
2. Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma RCAAP.
4. Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos/as e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.