A PERSISTÊNCIA DA MOBILIDADE DE POLÍTICAS:
MÚLTIPLAS ORIGENS, DESENVOLVIMENTOS INTERDISCIPLINARES E AGENDAS DE INVESTIGAÇÃO FUTURAS
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis36541Resumo
Começando com os vários antecedentes intelectuais do campo, através dos quais revelamos os elementos disciplinares combinados na sua constituição, este artigo destaca cinco características importantes da mobilidade de políticas. Analisamos e exploramos cada uma por sua vez, discutindo temas epistemológicos e empíricos à medida que o campo evoluiu e cresceu ao longo dos últimos vinte e cinco anos. Damos especial atenção às contribuições provenientes da geografia e do planeamento, uma vez que este trabalho procurou explicar a formulação de políticas públicas em áreas tão diversas como desenvolvimento económico, educação, saúde, transporte e bem-estar. Argumentamos pela necessidade de revisitar o papel do estado-nação na investigação das mobilidades de políticas, uma presença ausente no campo até agora. Em conclusão, o artigo termina discutindo como o foco numa política escalar através do estado-nação pode enriquecer as contribuições futuras para o campo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Finisterra

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à Finisterra são da responsabilidade dos/as autores/as.
2. Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma RCAAP.
4. Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos/as e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.