A Persistência da Mobilidade de Políticas:
Múltiplas Origens, Desenvolvimentos Interdisciplinares e Agendas de Investigação Futuras
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis36541Resumo
Começando pelos diversos antecedentes intelectuais do campo, que revelam os elementos disciplinares combinados na sua constituição, este artigo destaca cinco características fundamentais da mobilidade de políticas. Analisamos e exploramos cada uma delas, discutindo temas epistemológicos e empíricos à medida que o campo evoluiu e se expandiu ao longo dos últimos vinte e cinco anos. Damos especial atenção às contribuições provenientes da geografia e do planeamento, uma vez que esses estudos têm procurado explicar a formulação de políticas públicas em áreas tão diversas como o desenvolvimento económico, a educação, a saúde, o transporte e o bem-estar. Argumentamos a necessidade de revisitar o papel do Estado-nação na investigação sobre as mobilidades de políticas, uma presença até agora amplamente ausente no campo. Em conclusão, o artigo discute como um foco na política escalar através do Estado-nação pode enriquecer as contribuições futuras para o campo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Finisterra

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à Finisterra são da responsabilidade dos/as autores/as.
2. Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma RCAAP.
4. Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos/as e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.