Estilos fluviais num ambiente semiárido, bacia do Riacho do Saco, Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis3737Palavras-chave:
Estilos fluviais, classificação fluvial, ambiente semiárido, bacia do Riacho do SacoResumo
O crescimento da preocupação ambiental tem aumentado a necessidade de adoção de políticas de gestão de recursos hídricos. A compreensão das características e comportamento dos ambientes fluviais é essencial para uma gestão apropriada, em especial nos ambientes secos, primordialmente ambientes instáveis. O objetivo desta pesquisa procurou identificar e descrever os estilos fluviais da bacia do riacho do Saco, semiárido do Nordeste Brasileiro, e analisar o comportamento de cada estilo fluvial. Para tanto foram usados dados ASTER GDEM, imagens QUICKBIRD e dados de campo, para identificar os elementos e características dos estilos fluviais. Na bacia do riacho do Saco foram identificadas quatro unidades de paisagem: área de cabeceiras, zona inundável, escarpa de falha e pedimento; as características desses compartimentos irão controlar os estilos fluviais, conjuntamente com os impactos antrópicos. Foram identificados sete estilos fluviais, entre eles canais de voçoroca na área de cabeceira, desenvolvidos em colúvios quaternários; canal preenchido na zona inundável; canais encaixados na zona de escarpa de falha; canal rochoso com planície de inundação descontínua na área pedimentar. A partir da identificação e caracterização dos estilos fluviais, a adoção de uma política para gestão dos recursos hídricos torna-se mais adequada.
Downloads
Downloads
Ficheiros Adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à Finisterra são da responsabilidade dos/as autores/as.
2. Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma RCAAP.
4. Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos/as e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.